A Globo cedeu espaço para a CBF fazer propaganda de graça em placas estáticas do Campeonato Brasileiro, segundo o UOL Esporte, por Rodrigo Mattos. Os direitos sobre essas placas pertencem a emissora que os comercializa com empresas. Os clubes da Série A ficam com uma parte do dinheiro.
Ao lado da trave dos campos, há as placas com a inscrição: “CBF Social”. Há ainda outras placas promovendo programas ou projetos da Globo em volta do campo.
Perguntada se a CBF pagava pela propaganda, a Globo informou que “comercializa os espaços, bem como também usa as placas para divulgação de seus produtos ou parceiros, como o caso da CBF”. A confederação não quis responder às questões sobre o tema.
Ressalte-se que, apesar de organizadora do Brasileiro, a confederação não tem nenhum direito comercial sobre a competição. A maioria das mudanças na tabela são feitas pela CBF a pedido da Globo como parte de uma negociação.
A Globo cede os espaços publicitários porque não conseguiu revendê-los no mercado, ou não abriria mão da renda. Assim, se não há comprador, ela utiliza as placas para propaganda institucional.
O contrato das placas de publicidade do Brasileiro entre Globo e clubes preveem valores pequenos para as equipes. Um time grande ganha entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões com esse item.
Em meio à negociação de renovação dos contratos do Nacionais, os clubes conseguiram ficar com os direitos sobre as placas a partir de 2019. Assim, serão eles os responsáveis por revender esses direitos.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Outubro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.