A Globo assinou com mais uma equipe da Série A os direitos de TV fechada do Campeonato Brasileiro pelo período entre 2019 e 2024. O 14º clube a fechar com a Globosat é o América/MG, segundo publicou o UOL Esporte, por Eduardo Ohata.
A informação foi confirmada por Marcos Salum, ex-presidente do clube, que participou das negociações envolvendo o clube mineiro com a programadora, e posteriormente cruzada com uma outra pessoa que participou diretamente das negociações.
“Estou muito satisfeito que a Globo tenha adotado um modelo de repartição de dinheiro semelhante ao inglês”, festejou Salum. “Antes, um time que subia da Série B para a A, estava fadado a cair [para a B novamente]. Agora, a situação está muito melhor para um time médio que sobe para a Série A e se projeta.”
Salum se refere à repartição do dinheiro da TV fechada na proporção de 40% (bolo a ser dividido por todos), 30% (por resultado em campo) e 30% (por audiência). “Estou feliz por ter adotado esse critério inteligente do futebol inglês e alemão”, diz Salum. “Estamos no caminho certo, no longo prazo, e com ajustes, vai fazer bem aos times e ao campeonato.”
Salum também “pilotou” a negociação do clube mineiro pela Série B. Ao lado de Náutico, Paysandu e Atlético/GO, apresentou à CBF e Globosat um estudo que mostrava que times que subiam da Série B não tinham condições de se manter na divisão principal por causa do abismo financeiro que os separavam de Corinthians e Flamengo, por exemplo. “Esse modelo é mais justo, a diferença é mais suportável para um clube médio.”
Além do América/MG, a Globosat também fechou com Corinthians, São Paulo, Grêmio, Fluminense, Botafogo, Vasco, Atlético/MG, Cruzeiro, Vitória, Sport, Chapecoense, Avaí e Náutico.
O Esporte Interativo assinou com Santos, Internacional, Atlético/PR, Bahia, Ceará, Joinville, Sampaio Corrêa, Paysandu e Coritiba.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 25 de Setembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.