O diretor-geral da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Américo Martins, pediu demissão na última semana, comunicando sua saída ao ministro da Secom, Edinho Silva.
Segundo a Veja Online, por Vera Magalhães, o pano de fundo da saída de Martins do cargo teria sido a tentativa de intervenção política na EBC. O PT teria pedido para indicar gerentes na empresa. Além disso, começou a haver intervenções também na grade de programação.
A gota d’água ocorreu no último final de semana de janeiro, quando um assessor do ministro Edinho ligou para a TV Brasil e determinou que a emissora transmitisse a partida entre Internacional de Limeira x São José, pela Série A3 do Campeonato Paulista. Martins já havia se manifestado contra a transmissão de partidas de times do interior de São Paulo em rede nacional, mas, ainda assim, veio o pedido.
Segundo Edinho, Américo Martins alegou questões pessoais ao apresentar o pedido de demissão. Ele teria manifestado vontade de voltar a morar em São Paulo.
O ministro disse que o PT nunca fez nenhum pedido de indicação política na EBC, e disse que a emissora fechou um pacote para a transmissão das divisões de baixo dos campeonatos regionais e da série D do Campeonato Brasileiro.
Fontes da EBC dizem que não há nenhum processo na emissora regularizando essas transmissões, que custariam 6 milhões de reais. O ex-diretor teria manifestado temor de complicações com o TCU e outros órgãos de controle.
Edinho Silva, porém, nega os custos para transmissão dos jogos. Segundo ele, os direitos de transmissão são praticamente cedidos à emissora.
PROBLEMAS TÉCNICOS
De acordo com o Papo de Bola, por Edu César, a transmissão de Paulista x Portuguesa no último sábado, pela Série A2, foi bem complicado de assistir devido a inúmeras quedas de sinal por vários problemas técnicos o tempo todo.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 04 de Outubro 2024
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.