André Henning: tem que apanhar de cinta, por Albio Melchioretto #31

Albio Melchioretto – colunista do esporteemidia.com
albio.melchioretto@gmail.com
@amelchioretto

A coluna desta semana quer tratar de dois temas diferentes. Primeiro quer comentar uma frase solta que ouvir do principal narrador dos canais Esporte Interativo e na sequência olhar sobre a notícia divulgada, de maneira não-oficial, da inclusão de vários canais esportivos na operadora Claro HDTV.

ESPORTE TURNER INTERATIVO SPORTS

Estava com a televisão ligada no Esporte Interativo, mas sem acompanhar, apenas ouvindo um jogo da Copa Nordeste, se não falha a memória deveria ser Bahia x River. O canal continua com a política de não transmissão da competição via satélite. Será contrato, será acordo com as operadoras? Qual será a intenção de categorizar os espectadores do canal. Mas isto não foi o que mais me incomodou. O chatear maior fora os comentários sarcásticos de André Henning sobre os direitos recém adquiridos das próximas edições da Champions. Concordo que a conquista deva ser alardeada aos quatro cantos. Sem problemas. Mas o que irritou-me fora o narrador brincar com o canal que não conseguira renovar o contrato, no caso os canais ESPN. Noticiar e falar disto o tempo inteiro é uma boa estratégia de marketing, mas debochar do outro não. Os canais de televisão não são rivais em nível de torcida, e nós somos espectadores e fãs de linhas editoriais, mas não torcedores de canais. A compra e venda de direitos de transmissão são orquestrados por uma lógica de mercado. Da forma como o pessoal da Tuner Sports conquistaram os direitos da Champions, perderam dos mundiais de handebol, perderam várias competições europeias e até mesmo o vôlei. Isto é uma ação de mercado que não cabe um comportamento pueril como de André Henning na transmissão que cito acima. Ser engraçado e divertido não significa ser deselegante.

No grupo do Whats do Esporte e Mídia um dos partícipes afirmara a possibilidade do Esporte Interativo Nordeste ser transformado em Turner Sports. Entrei em contato com o canal e com fontes do meio e até agora nenhuma confirmação da especulação. Pessoalmente agrada-me a ideia, já que há tempos critiquei a falta de conteúdo do canal para além das competições estaduais, a vinda do Turner Sports poderia turbinar este espaço.  O canal Esporte Interativo, por ser um canal ‘aberto’ tem limitações legais quanto a investidores estrangeiros. Pode ser verdade, como pode ser boato de internet, por ora, esperar.

CLARO MAIS CANAIS HDTV

No final do mês a operadora deverá incluir em sua grade dez canais na versão alta definição. Dentre os canais, cinco são esportivos: ESPN; BandSports; Fox Sports2; Premiere e o Discovery Turbo. Alguém poderia questionar a esportividade do Turbo, mas por ora, deixemos nesta classificação. A pergunta que faço, o esporte chega a ser tão decisivo nestas decisões para fidelização e atração de clientes.

Segundo dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, em janeiro deste ano, 57% dos entrevistas afirmaram que assinam para ter mais canais à sua disposição. 43% elegeram a qualidade do sinal como fator determinante para assinar. Noutra pergunta, 29% afirmam que assinam para ter acesso a notícias d’outros países, enquanto que a prioridade dos filmes é de 25% o esporte é prioridade de apenas 15%. Porém, segundo a mesma folha, em novembro de 2014, 33% dos assinantes deixa a televisão no maior tempo ligada na Rede Globo. Aliás, o sinal aberto ocupa 60% de share dos assinantes, segundo mesma pesquisa.

Será que Claro acertou na escolha? Dos dez canais, cinco são da área de esportes.  Não estou a criticar, estou entre aqueles que os canais esportivos são fundamentais na escolha da operadora, mas é de, no mínimo, pensar estas questões, qual o interesse de aumentar a oferta?

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Julho 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Sem categoria > André Henning: tem que apanhar de cinta, por Albio Melchioretto #31