Albio Melchioretto – colunista do esporteemidia.com
albio.melchioretto@terra.com.br
@amelchioretto
Esporte Interativo Nordeste
O Esporte Interativo Nordeste nasceu como o primeiro canal de esportes voltado para a Região Nordeste. A ideia é fruto da parceria entre a TopSports e o grupo Turner, que detém 20% do canal. Ela segue um modelo americano de segmentação esportiva regional na televisão. Confesso, numa primeira vista, que acho interessante a proposta. O canal foi criado no início do ano, em janeiro.
No primeiro ano de vida foram transmitidos jogos dos estaduais de Sergipe; Alagoas; Paraíba; Rio Grande do Norte; Piauí e Maranhão, além da Copa Nordeste, isso pensando apenas o futebol. Atualmente exibe os programas do jornalismo esportivo ‘Esporte Nordeste’ de segunda a sábado às 12h; ‘Conexão Nordeste’ às sextas 14h00 e também de segunda às sextas ‘Resenha Esporte Clube’ no horário noturno de 20h. Além da simultaneidade de alguns eventos com o canal irmão aberto. Houve uma promessa de aproximadamente 200 jogos ao vivo.
Mas não quero neste espaço fazer propaganda do canal. Apenas contextualizei o leitor para chamar atenção de um detalhe: qual é a proposta atual do canal? Esperar o recomeço dos estaduais? É apenas um canal de meia temporada? Qual a sua proposta? Procurando pela rede pouca coisa encontrei sobre o canal referenciando-se ao atual semestre. Volto a dizer que a proposta é interessante, mas um canal não pode apenas sobreviver seis meses num ano e nos outros meses reprisando jogos de clubes europeus. Será que o Nordeste nada produz? Onde estão os outros eventos daquela região ao qual o canal é dedicado? O que pretendo chamar atenção no texto de hoje é o que acontece com um proposta que poderia ser um diferencial mas caiu no limbo do descuido sem nada acrescentar. Sim falo a partir da perspectiva do desapontamento. Uma janela que poderia ser um grande diferencial para as operadoras de televisão por assinatura, fora da temporada dos estaduais nada demais oferece. Não existe nenhum elemento, atual, que faça qualquer assinante optar pelo pacote que tenha este canal por ele mesmo. Se algum leitor julgar-me por exagero, sugiro ao mesmo que visualize a programação deste final de semana e ver o que ele oferece. Não adianta fazer desabafo e reclamar que o canal esteja fora de determinadas operadoras, é preciso fazer jus a proposta para justificar sua existência e continuidade.
Diz o slogan do canal: “o canal do torcedor nordestino”. Será que o torcedor nordestino merece tão pouco?
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 30 de Novembro 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.