O ex-jogador Careca (foto), que até semana passada era comentarista esportivo da RedeTV!, perdeu ação judicial movida contra o jornalista Élcio Paiola, diretor do Portal Futebol Interior. A decisão é da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Embora caiba recurso, é improvável que haja mudança na decisão, já que trata-se de julgamento em Segundo Grau.
Careca terá que pagar todas as custas do processo e os honorários dos advogados. A ação movida contra Paiola e o jornal O Estado de S. Paulo, pedia indenização por danos morais, alegando que uma matéria do jornalista, publicada no dia 29 de março de 2001, era mentira.
Na decisão, o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que a reportagem “estava em simetria com a realidade dos acontecimentos” e que “a divulgação de fatos verdadeiros envolvendo uma personalidade exposta à opinião pública, não se apresenta como base para alicerçar uma condenação por danos morais”.
Publicada há quase onze anos, a matéria apresentou a condução de Careca no seu time Campinas F. C., hoje extinto, relatando detalhes da falsificação de passaportes para negociação dos jogadores Jeda e Dedé com o exterior, e alguns compromissos financeiros que não foram honrados pelo ex-craque.
Além disso, a reportagem relatou que Careca não ia bem em suas incursões como empresário, tendo fechado uma loja de carros em Campinas, e que sua empresa Careca Sport Center Ltda. tinha contra si protestos judiciais que atingiam, também, o próprio ex-jogador.
Com informações do Futebol Interior
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 22 de Janeiro 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.