O El Clásico é conhecido como um dos maiores confrontos do futebol mundial, colocando frente a frente dois dos maiores clubes da história: Barcelona e Real Madrid. A rivalidade entre essas duas potências espanholas é intensa, e raros são os jogadores que se atrevem a vestir as camisas de ambos os clubes.
Mesmo assim, alguns craques desafiaram essa lógica, atuando por Barcelona e Real Madrid ao longo de suas carreiras. Abaixo, listamos 10 jogadores que jogaram pelos dois gigantes do futebol espanhol.
10. Albert Celades
Fechando a lista, temos Albert Celades, que teve uma carreira sólida e jogou tanto pelo Barcelona quanto pelo Real Madrid. Celades começou sua carreira no Barça, onde fez parte do elenco entre 1995 e 1999.
Depois de passagens por outros clubes, ele se juntou ao Real Madrid em 2000, permanecendo por quatro temporadas. Embora não tenha sido um protagonista em nenhum dos dois clubes, sua presença em ambos os lados de uma das maiores rivalidades do futebol é notável.
9. Bernd Schuster
Bernd Schuster é um dos raros jogadores que não só atuou por ambos os clubes, mas também desempenhou papéis de destaque nas duas equipes. O alemão chegou ao Barcelona em 1980, onde jogou por oito temporadas.
Depois de uma breve passagem por outro clube espanhol, ele assinou com o Real Madrid em 1988. Schuster era conhecido por sua visão de jogo e capacidade de marcar gols de longa distância, além de ser um líder em campo.
8. Ronald Koeman
Conhecido por seu potente chute e por ser uma lenda do Barcelona, poucos se lembram que Ronald Koeman também passou pelo Real Madrid. Embora sua passagem pelos merengues não tenha sido tão marcante quanto no Barça, onde ele fez história ao marcar o gol da vitória na final da Champions League de 1992, seu nome é lembrado com respeito nos dois clubes.
7. Gheorghe Hagi
Considerado um dos melhores jogadores da história da Romênia, Gheorghe Hagi também jogou pelos dois gigantes espanhóis. Sua primeira experiência foi no Real Madrid, de 1990 a 1992, mas foi no Barcelona, entre 1994 e 1996, que ele conquistou maior destaque.
Conhecido por sua habilidade com a perna esquerda, Hagi era um jogador criativo, sempre capaz de criar jogadas perigosas a partir do meio-campo.
6. Javier Saviola
Outro jogador que passou pelos dois clubes foi Javier Saviola. O argentino chegou ao Barcelona com status de promessa, mas embora tenha tido bons momentos, nunca conseguiu se firmar como titular absoluto. Anos depois, Saviola foi para o Real Madrid, onde também não teve grande impacto. Apesar disso, sua passagem por ambos os clubes é notável pela raridade de um jogador atuar por essas duas camisas.
5. Luis Enrique
Antes de se tornar treinador do Barcelona, Luis Enrique jogou pelos dois clubes. O espanhol atuou pelo Real Madrid de 1991 a 1996, mas foi no Barcelona que ele encontrou seu auge como jogador. Enrique trocou o clube da capital pelo rival catalão em 1996, permanecendo no Camp Nou até sua aposentadoria em 2004.
Versátil, jogando tanto no meio-campo quanto no ataque, ele se tornou um ídolo no Barça, e mais tarde, dirigiu o time catalão a títulos importantes como treinador.
4. Michael Laudrup
Michael Laudrup é outro jogador que trocou o Barcelona pelo Real Madrid. O dinamarquês foi peça-chave no Dream Team de Johan Cruyff, que dominou o futebol espanhol no início dos anos 90.
Após cinco temporadas no Barça, Laudrup fez a surpreendente mudança para o Real Madrid em 1994. Nos merengues, ele conquistou a La Liga logo em sua primeira temporada, provando que sua qualidade transcendia as rivalidades.
3. Samuel Eto’o
Antes de se tornar ídolo no Barcelona, Samuel Eto’o foi jogador do Real Madrid, embora sem tanto destaque. Atuando pelos merengues, o camaronês não teve muitas oportunidades, sendo emprestado várias vezes.
Porém, foi no Barcelona, entre 2004 e 2009, que ele realmente brilhou, formando um ataque devastador ao lado de Ronaldinho e mais tarde de Lionel Messi. No Barça, Eto’o venceu três La Ligas e duas Champions League, consolidando-se como um dos melhores atacantes do mundo.
2. Ronaldo Nazário
O “Fenômeno” também fez parte deste seleto grupo. Ronaldo chegou ao Barcelona em 1996, ainda muito jovem, e teve uma temporada brilhante, sendo artilheiro da equipe e um dos maiores destaques do futebol europeu. No entanto, após apenas um ano, deixou o clube catalão para o Inter de Milão.
Anos mais tarde, em 2002, Ronaldo foi contratado pelo Real Madrid, onde fez parte do projeto dos Galácticos e conquistou títulos importantes, além de continuar brilhando em campo com seu talento inigualável.
1. Luis Figo
Luis Figo é, talvez, o jogador mais emblemático a trocar o Barcelona pelo Real Madrid, um movimento que até hoje causa ressentimento entre os torcedores culés. O português atuou no Barça de 1995 a 2000, onde se destacou por sua habilidade e visão de jogo.
Sua transferência para o Madrid em 2000, por uma quantia recorde na época, gerou grande polêmica. No Real Madrid, Figo foi peça fundamental nos primeiros anos dos Galácticos, ganhando diversos títulos e um Ballon d’Or em 2001.
Veja mais sobre “El Clasico” no YouTube:
➡️ 📱 Siga @esporteemidiabr no Telegram e Facebook e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Luiza Ximenes Pernambucano estudou Letras na Universidade Federal do Alagoas. Especializou-se em mídia e comunicação na UERJ, de onde fez nascer o seu interesse pela cobertura esportiva. Ama esportes e maratonar séries documentais. Admira o trabalho de Neymar e torce pelo Santos.