Neste sábado (7), Gilbert Durinho Burns retorna ao octógono para enfrentar Sean Brady na luta principal do UFC Las Vegas 97. Apesar de vir de duas derrotas e ser considerado azarão nas casas de apostas, o brasileiro recebeu um voto de confiança de peso: o ex-campeão dos médios, Robert Whittaker.
Durante uma recente edição do podcast ‘The MMA Arcade’, o australiano não poupou elogios ao jiu-jitsu e à capacidade de luta agarrada de Durinho. Para Whittaker, Gilbert Burns é “um dos melhores grapplers da história do MMA”.
Whittaker aposta no brasileiro: “Meu dinheiro está em Burns”
Mesmo com as recentes derrotas, o ex-campeão ponderou que os reveses não refletem o verdadeiro potencial do brasileiro. Whittaker destacou que nas suas últimas duas derrotas contra Belal Muhammad e Jack Della Maddalena, Burns teve alguns pontos positivos.
“A derrota contra Belal (Muhammad), ele machucou o ombro ou algo do tipo no primeiro round e foi uma luta feia dali em diante. Além disso, ele se apressou ao pegar essa luta. Depois, na luta contra Jack Della Maddalena, ele estava vencendo até não estar mais. Mas em determinado momento ele estava vencendo, então acho que ele estava se saindo bem até aquele momento. Não sei, mas meu dinheiro está em Burns”, ponderou.
Análise do confronto: Durinho x Brady
Existe uma máxima o MMA segunda a qual um lutador é tão bom quanto a sua última luta. Talvez isso explique as cotações atuais das casas de aposta, que colocam Sean Brady como amplo favorito para esta luta. Porém, como Whittaker bem disse, a última derrota de Durinho para Della Madalena está longe de apontar para uma desaceleração do brasileiro.
Muito pelo contrário, Burns estava muito bem antes de ser nocauteado com um golpe singular de rara felicidade. Logo, a questão toda se volta para o encaixe técnico entre Durinho e Brady, que provavelmente são os melhores grapplers da categoria dos meio-médios. Portanto, eu diria que, na luta agarrada, esta luta está equilibrada.
Porém, na trocação, vejo um leve favoritismo do brasileirão. Por outro lado, no alto dos seus 38 anos, o brasileiro pode sentir o ritmo de luta. Colocando tudo na balança, ainda acho que, com sua experiência e foco acima da média, Gilbert Durinho ainda é ligeiramente favorito a conter as investidas de Brady e vencer a luta por decisão.
Quando será e onde assistir UFC Vegas 97: Burns x Brady
O evento vai acontecer neste sábado (07/09) em Las Vegas, nos Estados Unidos, no UFC Apex, o Centro de Treinamento e Performance do Ultimate. O evento completo será transmitido ao vivo pelo UFC Fight Pass, o serviço de streaming oficial do evento.
Card Principal – 20 horas
- Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Gilbert “Durinho” Burns x Sean Brady
- Peso-mosca (até 56,7 Kg): Jéssica “Bate-Estaca” Andrade x Natália Silva
- Peso-pena (até 65,7 Kg): Steve Garcia x Kyle Nelson
- Peso-galo (até 61,2 Kg): Matt Schnell x Cody Durden
- Peso-leve (até 70,3 Kg): Trevor Peek x Yanal Ashmoz
- Peso-leve (até 70,3 Kg): Rong Zhu x Chris Padilla
Card Preliminar – 17 horas
- Peso-pena (até 65,7 Kg): Isaac Dulgarian x Brendon Marotte
- Peso-mosca (até 56,7 Kg): Felipe dos Santos x André Lima
- Peso-pena (até 65,7 Kg): Yi Zha x Gabriel Santos
- Peso-palha (até 52,1 kg): Jaqueline Amorim x Vanessa Demopoulos
- Peso-médio (até 83,9 Kg): Andre Petroski x Dylan Budka
- Peso-pena (até 65,7 Kg): Zygimantas Ramaska x Nathan Fletcher
Saiba mais sobre a preparação de Durinho no YouTube:
➡️ 📱 Siga @esporteemidiabr no Telegram e Facebooke tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
É formado em Letras pela UEFS, tem doutorado em Literatura e Cultura pela UFBA e toca violão todos os dias. Desde sempre, conciliou os estudos literários com um consumo substancial de jornalismo esportivo sobre MMA e futebol até que, num belo dia, decidiu unir o útil ao agradável e fazer do seu hobby uma profissão.