Não é nenhuma novidade que os técnicos estrangeiros têm ganhado cada vez mais espaço no futebol brasileiro. Atualmente oito técnicos de outra nacionalidade comandam times da Série A do Campeonato Brasileiro. Isso dá uma porcentagem de 40%, o que não é pouca coisa.
Desses oito estrangeiros, a metade são argentinos: Gabriel Milito, no Atlético-MG; Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza; Luis Zubeldía, no São Paulo; e Ramón Diaz, no Corinthians. Além deles, Nicolás Larcamón e Eduardo Coudet também atuaram no futebol brasileiro em 2024, mas foram demitidos.
Gabriel Milito – Atlético-MG
Gabriel Milito, ex-zagueiro e irmão do também famoso Diego Milito, iniciou sua carreira como treinador no Estudiantes, onde conseguiu bons resultados. Em março de 2024, foi anunciado como o novo comandante do Atlético Mineiro.
A estreia de Milito no Galo foi marcada por um empate apertado contra o rival Cruzeiro, na final do Campeonato Mineiro. Após um início espetacular, Milito viveu uma crise a frente do Galo e agora busca se firmar no clube, que tem um dos melhores elencos do Brasil.
Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza
Juan Pablo Vojvoda é um nome que já se consolidou no futebol cearense. Desde que assumiu o Fortaleza em maio de 2021, o argentino trouxe conquistas importantes, incluindo o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste.
Sob seu comando, o Fortaleza conseguiu um feito histórico ao se classificar para a fase de grupos da Libertadores em 2022 e chegou à final da Copa Sul-Americana em 2023. Até então, vem fazendo um trabalho excelente em 2024, colocando o Leão na vice-liderança do Brasileirão e na fase de mata-mata da Sul-Americana.
Luis Zubeldía – São Paulo
Luis Zubeldía, um dos técnicos mais jovens a alcançar a elite do futebol argentino, trouxe sua vasta experiência internacional para o São Paulo em 2024. Zubeldía iniciou sua carreira no Lanús, onde também foi jogador, mas uma lesão precoce o levou a trocar os gramados pelo banco de reservas.
Como treinador, ele passou por clubes importantes como Racing, LDU Quito e Cerro Porteño. No São Paulo, Zubeldía se destaca não apenas pelos bons resultados, como pelas excelentes coletivas de imprensa e seu comportamento frenético na área técnica, que já lhe rendeu um festival de cartões amarelos e punições.
Ramón Diaz – Corinthians
Ramón Diaz, uma verdadeira lenda do River Plate, tanto como jogador quanto como técnico, chegou ao Corinthians em julho de 2024, após uma passagem conturbada e pra lá de polêmica pelo Vasco da Gama.
Diaz assumiu o Timão com a missão de retirar clube da crise em que se encontra, trazendo consigo toda a sua experiência. Sua estreia no Corinthians foi promissora, com uma vitória sobre o Criciúma. No entanto, até agora não conseguiu tirar o time paulista da zona de rebaixamento.
Extra: Nicolás Larcamón e Eduardo Coudet
Além dos técnicos em atividade, Nicolás Larcamón e Eduardo Coudet também tiveram passagens breves pelo futebol brasileiro em 2024. Larcamón foi demitido do Cruzeiro em abril, após um início promissor e a derrota na final do estadual.
Já Eduardo Coudet enfrentou uma crise no Internacional, resultando em sua demissão após uma série de resultados negativos e uma derrota para o Juventude.
A presença desses treinadores esta lista nos serve de lembrança de que, num mercado tão volátil como o de técnicos de futebol no Brasil, tudo pode mudar em pouco tempo e esta lista pode estar completamente diferente até o fim ano.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by gegloboSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
É formado em Letras pela UEFS, tem doutorado em Literatura e Cultura pela UFBA e toca violão todos os dias. Desde sempre, conciliou os estudos literários com um consumo substancial de jornalismo esportivo sobre MMA e futebol até que, num belo dia, decidiu unir o útil ao agradável e fazer do seu hobby uma profissão.