CAS anula processo, e Gabigol volta a ficar suspenso

Julgamento é cancelado por falta de representante da União Federal e precisará ser reiniciado

A CAS (Corte Arbitral do Esporte) anulou, nesta terça-feira (16), o processo envolvendo o atacante Gabigol, do Flamengo, acusado de tentativa de fraude em um exame antidoping

A decisão foi tomada devido à falta de intimação de um representante da União Federal, parte importante do caso. Com isso, o jogador perdeu o efeito suspensivo que havia obtido e volta a ficar impossibilitado de atuar até abril de 2025.

Gabigol foi considerado culpado por tentativa de fraude em um exame antidoping realizado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) no centro de treinamento do clube, em 8 de abril do ano passado. 

O tribunal entendeu que o jogador tentou impedir a realização do exame-surpresa, atrasando a coleta de sangue e urina.

A acusação foi baseada no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que trata de “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por um atleta ou outra pessoa”, com pena máxima de quatro anos de suspensão. 

Cinco juízes votaram pela condenação do atleta, enquanto quatro votaram pela absolvição.

Suspensão e consequências

Inicialmente, Gabigol recebeu uma suspensão de dois anos. No entanto, devido à demora no processo, que não pode ser atribuída ao jogador, o tribunal determinou que o cumprimento da pena começou em 8 de abril de 2023.

Assim, a suspensão se estenderá até 8 de abril de 2025, a menos que o jogador consiga reverter a decisão.

O episódio que levou à punição ocorreu na véspera de um jogo do Flamengo contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca. Oficiais da ABCD foram ao CT do clube para uma coleta sem aviso prévio, prática comum fora de competição. 

Apesar do exame de Gabigol ter dado negativo para doping, as autoridades relataram que ele ignorou a presença dos oficiais e atrasou a coleta.

Gabigol foi descrito como desrespeitoso e teria usado “linguagem rude” com os oficiais. Também tentou evitar o contato visual dos agentes durante a coleta de urina, prática adotada para evitar fraudes. Outros jogadores do Flamengo também foram testados naquele dia.

Gabigol, que está no Flamengo desde 2019, tem contrato com o clube até dezembro deste ano e tudo se encaminha para uma não renovação. Durante sua passagem, conquistou importantes títulos, incluindo a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.

Acompanhe notícias sobre o Flamengo no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Flamengo

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Brasileiro > Brasileirão Série A > CAS anula processo, e Gabigol volta a ficar suspenso