O CEO do Botafogo, Thairo Arruda, anunciou que os jogos entre Botafogo e Grêmio serão realizados em campos neutros devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A primeira partida será no próximo domingo, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e a segunda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Ajuda aos clubes gaúchos
Em entrevista ao podcast da “Botafogo TV”, Arruda explicou que desde o início das enchentes tem mantido contato constante com o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, buscando formas de ajudar os clubes afetados.
As enchentes causaram grandes estragos na infraestrutura do Grêmio e Internacional. O CT do Inter foi destruído, enquanto o estádio do Grêmio sofreu danos significativos.
Arruda ressaltou que a situação no Rio Grande do Sul é uma tragédia absoluta.
“Os funcionários desses clubes perderam tudo, perderam familiares, casa… Como você consegue dar um treino se você não tem roupeiro, estrutura psicológica, equipamento?” questionou o CEO.
Ele acrescentou que o Botafogo foi um dos líderes do movimento que pediu a paralisação do Campeonato Brasileiro para dar tempo aos clubes gaúchos se recuperarem.
Críticas à falta de apoio
Thairo Arruda criticou a falta de ação de alguns dirigentes de outros clubes, que não atenderam aos pedidos de ajuda. Segundo ele, muitos lamentaram a situação durante a reunião da CBF, mas poucos tomaram medidas concretas.
“Na hora do vamos ver, que você recebe a ligação do presidente do Grêmio, do Inter, pedindo sua ajuda, é nessa hora que você separa os homens dos meninos”, afirmou.
Arruda enfatizou que o Botafogo sempre buscará agir de maneira ética e moral, acreditando que isso traz benefícios a longo prazo.
“Primeiro porque isso é o certo. Ponto final. Segundo, construir pontes faz parte do trabalho institucional das organizações. Nós fazemos o que é moralmente correto”, disse ele.
Retorno financeiro e logístico
Apesar das dificuldades, a decisão de jogar em campos neutros trouxe um retorno financeiro positivo. Arruda revelou que tentou inverter os mandos de campo com o Grêmio e jogar no Maracanã, mas não foi possível devido a um show e ao replantio do gramado.
“A única forma possível foi jogar em campos neutros e ainda tivemos retorno financeiro com isso, porque Cariacica e Brasília pagam para a gente jogar, e não é pouco. Além de fazer o correto, ainda tem o retorno financeiro que é importante”, destacou.
O apoio do Botafogo aos clubes gaúchos em um momento de crise mostra a importância da solidariedade e cooperação no futebol brasileiro, criando laços que podem ser fundamentais no futuro.
Acompanhe notícias sobre o Botafogo no X (antigo Twitter):
Tweets by Botafogo*As odds estão sujeitas a mudança pelas casas de aposta.
** Lembre-se que a aposta é uma fonte de diversão, não um investimento.
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.