Abel contra outro técnicos portugueses
Nesta quinta-feira (13), o Palmeiras enfrenta o Vasco no Allianz Parque, em mais um clássico do futebol brasileiro.
Além da rivalidade histórica entre as equipes, o duelo marca o encontro entre Abel Ferreira e seu compatriota Álvaro Pacheco, técnico do Vasco. Amigos fora dos campos, os dois se enfrentam pela primeira vez como adversários à beira do campo.
Desde sua chegada ao Palmeiras, em novembro de 2020, Abel Ferreira tem se destacado por seu ótimo desempenho contra outros técnicos portugueses.
Abel já enfrentou 11 compatriotas no comando do Palmeiras, com um retrospecto de 17 vitórias, 5 empates e apenas 3 derrotas em 25 jogos no futebol brasileiro. Quando considerados os confrontos na Libertadores contra Renato Paiva, do Independiente Del Valle, Abel soma mais duas vitórias, totalizando 27 jogos.
Os técnicos portugueses que Abel já enfrentou incluem nomes como Ricardo Sá Pinto (Vasco), Luís Castro (Botafogo), Vítor Pereira (Corinthians e Flamengo), António Oliveira (Cuiabá e Corinthians), Paulo Sousa (Flamengo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Ivo Vieira (Cuiabá), Pepa (Cruzeiro), Renato Paiva (Bahia e Independiente Del Valle), Armando Evangelista (Goiás) e Paulo Gomes (Botafogo-SP).
Desafios e vitórias de Abel no Palmeiras
Abel Ferreira tem um desempenho perfeito contra alguns desses técnicos, incluindo Ricardo Sá Pinto, Ivo Vieira, Pepa, Armando Evangelista e Vítor Pereira. Contra António Oliveira, o treinador que mais enfrentou, Abel tem um retrospecto de três vitórias e dois empates.
As únicas derrotas de Abel para técnicos portugueses no Brasil foram contra Luís Castro, então no Botafogo, Renato Paiva, quando estava no Bahia, e Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino. Apesar dessas derrotas, Abel mantém uma soberania significativa contra técnicos de seu país no cenário brasileiro.
O encontro desta quinta-feira não é apenas um jogo, mas também uma reunião de amigos. No final do ano passado, Abel e Álvaro se encontraram em Portugal, onde jogaram padel e conversaram.
O encontro foi registrado nas redes sociais de Álvaro, que comentou:
“Sempre bom rever os amigos”.
Com um histórico impressionante e a oportunidade de enfrentar mais um compatriota, Abel Ferreira espera continuar sua série de vitórias e manter a hegemonia do Palmeiras contra técnicos portugueses.
Acompanhe notícias sobre o Palmeiras no X (antigo Twitter):
Tweets by Palmeiras*As odds estão sujeitas a mudança pelas casas de aposta.
** Lembre-se que a aposta é uma fonte de diversão, não um investimento.
Luiza Ximenes Pernambucano estudou Letras na Universidade Federal do Alagoas. Especializou-se em mídia e comunicação na UERJ, de onde fez nascer o seu interesse pela cobertura esportiva. Ama esportes e maratonar séries documentais. Admira o trabalho de Neymar e torce pelo Santos.