Quem são os 10 melhores jogadores da história do Uruguai?

Você conhece os melhores jogadores na história do Uruguai? O Esporte e Mídia preparou uma lista com os 10 jogadores mais destacados do nosso vizinho da região de La Plata. Confira aqui quem é o top 10 de melhores jogadores uruguaios!

A garra é uma marca dos jogadores que se destacam no Uruguai. Os primeiros campeões mundiais foram aqueles que introduziram um estilo de jogo no mundo do futebol.

Portanto, eles têm excelentes jogadores de futebol e são uma boa escola para continuar formando talentos. O que eles têm em comum é que brilham quando há estrelas ao seu lado.

Saiba quem são os 10 melhores jogadores da história do Uruguai de acordo com a redação do Esporte e Mídia!

10 melhores jogadores da história do Uruguai

10. JOSÉ LEANDRO ANDRADE

José Leandro Andrade é um dos melhores jogadores da história do futebol uruguaio. Nasceu em 1901 em Montevidéu e foi considerado o primeiro jogador afrodescendente a ter tanto sucesso na época das primeiras Copas do Mundo. As primeiras edições foram nos Jogos Olímpicos, que posteriormente a FIFA reconheceu como mundiais.

Além disso, venceu a primeira Copa do Mundo de Futebol em 1930 e três vezes a Copa América com os Charrúas. Sua forma de jogar desde o meio-campo encantou todos os espectadores.

Na época, ele foi apelidado de “A Maravilha Negra” por alguns franceses que o viram jogar nas Olimpíadas de 1924. Também atuou como lateral direito em determinado momento.

Como profissional, jogou até 1935, passando pelo futebol uruguaio e argentino. Passou por Bella Vista, Nacional, Peñarol, Atlanta, Lanús e Wanderers, este último quando se aposentou. Faleceu aos 56 anos em 5 de outubro de 1957.

jose leandro andrade uruguai

 

9. ALCIDES GHIGGIA

Alcides Ghiggia é lembrado como um dos jogadores mais destacados na história do futebol uruguaio. Segundo o próprio atacante, apenas três pessoas silenciaram o Maracanã e ele foi uma delas. Marcou no Maracanazo de 1950 para roubar a Copa do Mundo do Brasil em casa.

“Eu era muito rápido, ia em velocidade e Barbosa pensou que eu faria a mesma jogada e se abriu um pouco para cortar o centro. Deixou um espaço e eu chutei, quando ele se jogou, já era tarde. Depois foi o silêncio mais impressionante que já ouvi”, disse o goleador oriental.

Jogou no futebol europeu com a Roma e o Milan. Além disso, passou pelo futebol uruguaio com Sud América, Peñarol e Danubio FC. Na Itália, marcou 19 gols em 204 partidas. Faleceu em 16 de julho de 2015, aos 88 anos, e ficou na memória por sua atuação na seleção.

alcides ghiggia
Foto: El País

8 ÁLVARO RECOBA

O Chino Recoba foi formado no Danubio no futebol uruguaio. Passou pelo Nacional e teve uma jornada pelo futebol europeu. Foi para o Inter, depois para o Venezia, Torino e encerrou com o clube negro-azul. Em seguida, foi para o futebol grego com o Panionios, até retornar ao Nacional e se aposentar em agosto de 2015.

Vestiu a camisa 10 na Seleção Nacional do Uruguai. Estreou em 18 de janeiro de 1995 e disputou 68 partidas pela Celeste, marcando 10 vezes, tanto em amistosos quanto em jogos oficiais.

Atualmente, é o treinador do Nacional do Uruguai. Seu contrato vai até o final de 2023, mas os meios de comunicação orientais dizem que pode renovar seu vínculo com o clube.

álvaro recoba
Foto: D10

7. DIEGO LUGANO

Um zagueiro com muita força física, mas também com um bom pé para sair jogando. Diego Lugano foi o capitão da seleção desde 2005, quando assumiu a braçadeira contra o Peru nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2006. No processo de Oscar Washington Tabárez, foi um pilar fundamental.

Disputou 95 jogos pela seleção. As partidas que perdeu foram devido à acumulação de cartões amarelos, o que o prejudicou várias vezes devido ao seu estilo de jogo duro. Marcou nove gols pela seleção uruguaia e sempre usou o número 2 nas costas.

Profissionalmente, esteve em diferentes equipes. Estreou no Nacional, depois foi para o Plaza Colonia e deu o salto para o Brasil com o São Paulo.

Jogou na Turquia com o Fenerbahce. Passou pelo PSG, depois pelo Málaga, West Bromwich Albion, Häcken, Cerro Porteño e novamente pelo São Paulo, onde se aposentou em 2018.

diego lugano
Foto: RFI

6. DIEGO GODÍN

Uma parede ao lado de Diego Lugano na zaga central da Seleção Nacional do Uruguai. Além disso, um jogador que foi referência no futebol europeu com o Atlético de Madrid, onde conquistou títulos sob o comando de Cholo Simeone na década de 2010.

Com o Uruguai, participou de 161 jogos. Estreou em outubro de 2005 e permaneceu na equipe. Junto com Lugano, compartilhou a braçadeira de capitão em campo. Esteve na conquista da Copa América na Argentina em 2011, embora tenha jogado apenas dois minutos no torneio devido a lesões.

Além disso, fez parte do quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul contra a Alemanha. Sua última Copa do Mundo foi no Catar em 2022, onde foram eliminados na fase de grupos.

Seu melhor desempenho na Europa foi com o time colchonero. Jogou 389 partidas, marcou 27 gols e deu 14 assistências em 34.146 minutos de jogo. Recebeu 86 cartões amarelos, viu três cartões vermelhos diretos e mais três por dupla advertência.

 Seu último clube foi o Vélez Sarsfield na Liga Profissional da Argentina. Lá jogou 13 partidas em 2023, até pendurar as chuteiras.

Melhores jogadores da história do Uruguai, diego godín
Foto: Los Angeles Times

5. PABLO BENGOECHEA

O Professor Bengoechea é um dos jogadores mais emblemáticos do futebol uruguaio. Foi destaque com a seleção nacional celeste, onde participou de 43 partidas e marcou seis gols. Muitos desses jogos foram na Copa América, das quais participou em 1983 e 1987.

Onde teve mais destaque foi na segunda Copa das seleções. Marcou o gol da vitória contra o Chile para ficar com o troféu na Argentina, que sediou o torneio. Na partida, jogou os 90 minutos e chamou a atenção após sua boa atuação.

Aposentou-se em 2004, quando vestia a camisa do Peñarol. Antes disso, passou pelo Wanderers, depois pelo Sevilla e Gimnasia, até chegar ao Carbonero e se aposentar ao final da campanha que estava em curso. Permaneceu 11 anos no amarelo e preto, até dizer que não jogaria mais.

Melhores jogadores da história do Uruguai, pablo bengoechea
Foto: El País Uruguai

4. ENZO FRANCESCOLI

“O Príncipe que se tornou Rei”, assim o jornal El Gráfico o classificou em uma de suas famosas edições na Argentina. Foi ídolo no River Plate. Ganhou destaque no clube em 1983, passou por outros clubes no futebol europeu e depois voltou para casa, de onde não saiu desde então.

Em sua primeira passagem pelo clube de seu coração, conquistou os fãs por um gesto que fez. O América de Cali ofereceu uma fortuna para que fosse para a Colômbia em 1984, mas ele ficou porque seu sonho era triunfar com o River. No ano seguinte, seu talento cresceu e ele conseguiu. Ficou campeão e artilheiro do clube com 25 gols no Campeonato 1985/1986.

Saiu por cima. Após sua boa apresentação com o Uruguai na Copa do Mundo de 1986, o Charrúa foi para a Europa com o Racing de Paris. Depois passou para o Marselha, onde foi campeão, e foi para a Itália com o Cagliari e depois para o Torino. Em 1994, Francescoli voltou ao River e teve sua melhor passagem pelo clube.

No ano seguinte, conquistou a Copa América em 1995, a Libertadores de 1996 e a Sul-Americana de 1997. Além disso, os Aperturas de 1994 e 1996, junto com o Clausura de 1997, quando encerrou sua carreira como profissional.

Melhores jogadores da história do Uruguai, enzo francescoli
Foto: Conmebol

3. DIEGO FORLÁN

Diego Forlán é um dos melhores jogadores que o Uruguai teve. Sempre representou o futebol uruguaio tanto dentro quanto fora de suas fronteiras. Será lembrado como um dos poucos jogadores que conseguiu dominar o Jabulani, a bola da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Jogou em quase todos os continentes, faltando apenas viver na África. Seu melhor momento como profissional foi com o Manchester United, Villarreal e o Atlético de Madrid. Em seguida, seu nível começou a cair e ele se afastou. Voltou para a América do Sul com Internacional, depois para o Cerezo Osaka no Japão e passou pelo Peñarol.

No final de sua carreira, chegou ao Mumbai City, na Índia. Ficou como agente livre por quase um ano, até ser contratado pelo Kitchee de Hong Kong, quando decidiu se aposentar.

Disputou 638 jogos em todas as competições em seus respectivos clubes. Marcou 248 gols e deu 77 assistências em 45.615 minutos de jogo. Levou 51 cartões amarelos e recebeu apenas duas expulsões por dupla advertência, nenhuma delas direta.

Na Seleção Nacional, teve 112 jogos com 36 gols, mesmo estando em suas últimas apresentações com a equipe nacional.

Melhores jogadores da história do Uruguai, diego forlán
Foto: Transfermarkt

2. EDINSON CAVANI

O Matador Cavani é um dos atacantes mais respeitados no futebol uruguaio. Além disso, foi em um momento em que teve concorrência em sua posição e nunca abaixou a cabeça.

Passou pelas categorias de base em diferentes clubes, mas começou no Club Nacional de Salto, sua cidade natal. Estreou profissionalmente no Danubio em 2006 e, no ano seguinte, partiu para a Itália.

O Palermo o recebeu e, após três anos, foi para o Napoli, onde se tornou uma figura importante. Primeiro, chegou por empréstimo e o clube celeste o manteve por duas temporadas. No final, foi para o Paris Saint-Germain e ficou sete anos na equipe, onde dividiu espaço com muitos atacantes de alto nível, como Zlatan Ibrahimovic e Neymar Jr. Deixou o time como o maior artilheiro da história do clube.

Sua passagem pela Inglaterra teve altos e baixos. Começou muito bem, mas no final não teve um bom relacionamento e saiu como agente livre. Chegou ao Valencia e quase o clube foi rebaixado na Espanha. Até que chegou ao Boca Juniors e se estabeleceu, mesmo não tendo sua melhor temporada com o clube. Ele tem um ano restante de contrato na Argentina.

Em toda sua carreira em clubes, acumula 659 jogos com 370 gols e 74 assistências. Acumula 48.922 minutos, até seu último jogo da temporada pelo Boca. Na seleção, tem 136 jogos com 58 gols, embora já esteja em suas últimas apresentações com a equipe nacional.

Melhores jogadores da história do Uruguai, edinson cavani
Foto: El País Uruguai

1. LUIS SUÁREZ

Luisito Suárez é o melhor jogador do futebol uruguaio. Seus números são incomparáveis a qualquer atacante, e apesar das dificuldades enfrentadas em sua carreira, como o episódio da mordida em Chiellini na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, ele sempre se recuperou para manter seu nível.

Ele estreou no Nacional do Uruguai em 2005. Com uma idade jovem, mudou-se para os Países Baixos para jogar no Groningen da Eredivisie, até chegar ao Ajax e mostrar todo o seu talento. Foi nesse momento que recebeu suas primeiras convocações para a seleção nacional.

No Liverpool, ele destacou-se ainda mais em sua carreira. Foi um atacante que revolucionou a Premier League com seus gols incríveis, velocidade e a força física necessária para jogar nesta liga tão desafiadora para muitos sul-americanos. Deixou o clube com 82 gols em quatro temporadas, indo então para o FC Barcelona.

No clube catalão, viveu seu melhor momento. Foram 182 gols em 283 partidas, além de 113 assistências. Fez parte das grandes campanhas do FC Barcelona ao lado de Messi e Neymar.

Após sua passagem pelo Barça, chegou ao Atlético de Madrid, onde permaneceu por apenas dois anos. Em seguida, retornou ao Nacional do Uruguai e depois ao Gremio. Em 22 de dezembro de 2023, foi anunciado que voltará a jogar ao lado de Lionel Messi, pois estará no Inter de Miami em 2024.

Com 471 gols em 768 partidas, a carreira de Suárez fala por si só, acumulando mais de 60 mil minutos ao longo de sua trajetória.

Melhores jogadores da história do Uruguai, luis suárez
Foto: Estadio Deportivo
Top 10 melhores jogadores da história do urguai Suárez

Melhores jogadores da história do Uruguai

Jogador Clube
1. Luis Suarez Grêmio / Inter Miami
2. Edinson Cavani Boca Juniors
3. Diego Forlán Reformado
4. Enzo Francescoli Reformado
5. Pablo Bengoechea Reformado
6. Diego Godín Retirado
7. Diego Lugano Reformado
8. Álvaro Recoba Reformado
9. Alcides Ghiggia Reformado
10. José Leandro Andrade Aposentado

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 21 de Fevereiro 2024

Legend Play Sports

Bônus

R$ 1.750

Royalistplay Sports

Bônus

R$ 500

Leovegas Sport

Bônus

R$ 150
Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Quem são os 10 melhores jogadores da história do Uruguai?