Inteligência Artificial elege o melhor goleiro da Europa. Você vai se surpreender

Nem Ederson, Oblak ou Ter Stegen estão entre os 5 melhores goleiros da Europa, segundo uma Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial nomeia Álvaro Valles, goleiro da Unión Deportiva Las Palmas, como o melhor da Europa. A análise destaca a eficácia de Valles em evitar gols, contribuindo para o sucesso surpreendente de Las Palmas na temporada.

O melhor goleiro da Europa não está no Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Liverpool ou Atlético de Madrid. Ele está na Unión Deportiva Las Palmas e seu nome é Álvaro Valles.

Não, não é piada.

Isso foi anunciado pela empresa Olocip, que baseou sua análise utilizando Inteligência Artificial. A IA ponderou o goleiro do time canarino porque ele evitou 10 gols a mais do que seu clube deveria ter sofrido.

Las Palmas sofreu 15 gols em 18 partidas, uma média de 0,83 por cada 90 minutos. É a segunda equipe menos vazada da Espanha, atrás do Real Madrid, que concedeu 11 gols até agora na temporada.

Contra fatos não há discussão?

Apesar da polêmica em relação ao nome, a lógica da IA não é absurda e é respaldada por resultados e números. Las Palmas teve uma temporada surpreendente. O excelente desempenho do Girona obscureceu, de certa forma, os resultados da equipe canarina. Eles estão em décimo na classificação com 25 pontos após sete vitórias, quatro empates e sete derrotas.

Estão a sete pontos da Europa League, ocupada pela Real Sociedad. Esses resultados, em parte, se devem ao desempenho extraordinário de Valles, que manteve sua meta invicta em seis ocasiões e sofreu apenas dois gols em uma derrota por 2×0 para o Real Madrid fora de casa.

De acordo com a Olocip, Valles tem uma pontuação de 9,6 até agora na temporada. Nada mais, nada menos. A um passo de ser praticamente perfeito. Por essa razão, ele é alvo de interesse de equipes como o Real Madrid, entre outras.

Álvaro Valles e outros quatro desconhecidos

A Olocip esclareceu que a análise da Inteligência Artificial não leva em consideração as defesas ou os gols sofridos – estatísticas em que Valles também se destaca – mas se concentra na probabilidade de as equipes marcarem gols no goleiro. É aí que o goleiro do Submarino Amarelo se mostrou impenetrável.

Além do goleiro canarino, outros quatro jogadores entraram na lista. Entre eles estão Arthur Desmas, do Le Havre, Michele Di Gregorio, do Monza, Marco Bizote, do Stade Brestois, e Wladimiro Falcone, do Lecce. A diferença na pontuação entre eles e Valles é impressionante:

RankingNomePontuação
1Álvaro Valles (UD Las Palmas)9.6
2Arthur Desmas (Le Havre)8.27
3Michelle Di Gregorio (Monza)8.04
4Marco Bizote (Stade Brestois)7.18
5Wladimiro Falcone (Lecce)6.54

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Espanha > La Liga > Inteligência Artificial elege o melhor goleiro da Europa. Você vai se surpreender