A Serie A ainda está em crise? Associação de Árbitros coloca fogo no Calcio!

Gianluca Rocchi, nomeado para a arbitragem, falou sobre a situação.

A arbitragem na Serie A está passando por um momento ruim devido a erros recentes que prejudicaram algumas equipes. Por esse motivo, o árbitro Gianluca Rocchi, da Associação Italiana de Árbitros (AIA), convocou uma coletiva de imprensa para defender seus colegas.

“Não falar sobre os árbitros nas próximas 12 horas é meu pedido, é claro, mas não depende de nós. Não falar sobre os árbitros nas 12 horas após o jogo significaria limitar a polêmica em 90%”, começou o ex-árbitro profissional da Itália.

Técnicos, jogadores ou gerentes de clubes como Roma, Empoli, Hellas Verona, Milan e Atalanta reclamaram da arbitragem na Serie A, bem como na Copa da Itália. O que mais viralizou foi o técnico da Roma, José Mourinho, que recebeu um cartão vermelho no jogo do campeonato contra a Atalanta e se manifestou após a eliminação da Copa contra a Lazio por se sentir injustiçado.

O português não apenas criticou muitas decisões tomadas pelos dirigentes, mas também mencionou que o pênalti que significou a derrota no derby não foi claro e que o árbitro Daniele Orsato comprou a pedido do VAR.

Por sua vez, Rocchi mencionou que essa situação se deve à subjetividade. Isso significa que tudo depende dos critérios usados pelo árbitro principal e por aqueles que estão na frente das telas de assistência de vídeo. Sua intenção é unificar o trabalho, mas isso é impossível porque cada árbitro tem seus próprios critérios.

Mesmo assim, ele quer que seus indicados tomem decisões por si mesmos.

“Quero que os árbitros decidam, porque quem decide tira a responsabilidade do VAR. O VAR só deve ser usado para coisas claras. O VAR só deve intervir em coisas óbvias, enormes, gigantescas e, em vez disso, a TV é sempre solicitada a intervir”, acrescentou o jogador de 50 anos, nascido em Florença.

O VAR da Serie A reconheceu os erros

Outro motivo para a coletiva de imprensa foi falar sobre alguns dos erros cometidos pelos árbitros desde o início da temporada. Rocchi, de mãos dadas com um relatório feito pela AIA, confessou que eles estavam cientes de até oito erros cometidos pelo VAR.

O primeiro deles foi Juventus x Bologna, em que o VAR não concedeu um pênalti a favor dos Rossoblù. Essa partida terminou em 1 a 1.

Depois, houve Monza x Lecce, em que Federico Baschirotto foi expulso por um cartão vermelho direto. No entanto, eles reconheceram que não foi. O placar final foi de 1 a 1.

Em Sassuolo x Juventus, Domenico Berardi teve de ser expulso. O italiano jogou o tempo inteiro e marcou um gol na vitória de 4 a 2 da equipe verde e preta.

O próximo jogo é Monza x Bologna, na sexta rodada, que terminou sem gols, mas o gol de Dany Mota para o time da casa foi erroneamente anulado.

Depois vem Gênova x Juventus, na 16ª rodada, que terminou em 1 a 1. Naquela ocasião, Ruslan Malinovsky, jogador do time da casa, recebeu um cartão vermelho.

Em Gênova x Inter, na 18ª rodada, uma falta no jogador rossoneri Yann Aurel Bisseck no início do gol de sua equipe foi anulada.

Depois, em Inter x Hellas Verona, na rodada anterior, o gol de Frattesi na vitória do time da casa por 2 x 1 aos 90+3′ foi anulado por uma falta em Alessandro Bastoni no início da jogada.

Finalmente, na partida Sassuolo x Fiorentina da mesma rodada, o gol de Kristian Thorstvedt foi erroneamente anulado. No entanto, naquela ocasião, isso não causou nenhum problema, pois o time ainda venceu por 1 a 0.

Diante da situação ruim, Rocchi deixou uma mensagem para todos. Por isso, ele aproveitou a oportunidade para pedir confiança e paciência.

“Temos árbitros que têm menos de 30 jogos na Serie A, que vão para os jogos importantes. Pedimos coisas que Orsato e eu não fizemos. Vamos investir em jovens, não em veteranos de 50 anos. Isso leva tempo”, concluiu.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Itália > Serie A Itália > A Serie A ainda está em crise? Associação de Árbitros coloca fogo no Calcio!