Ronald Araújo tem uma ideia clara de sua posição preferida, que não é a de lateral-direito. João Cancelo e Araújo têm disputado a vaga de titular ao longo da temporada. Na temporada passada, o uruguaio atuou como zagueiro, mas nesta temporada tem sido mais frequentemente utilizado nas laterais.
Antes do jogo contra o Atlético de Madrid, Ronald falou ao Bein Sport sobre sua posição em campo. Sua resposta deixou claro: “Não gosto de jogar como lateral, prefiro atuar como zagueiro”.
Mesmo com a chegada do lateral português, os dois jogadores têm se revezado na equipe titular durante o ano. As características ofensivas de Cancelo fazem com que Xavi Hernández opte pelo Charrúa em jogos mais disputados.
Apesar disso, o terceiro capitão do Barsa não se sente confortável na lateral. No ano passado, o lateral era Jules Kounde e Araújo acabou sendo o zagueiro central, mas agora os papéis se inverteram. Com suas boas atuações contra laterais rápidos, o número 4 garantiu sua posição. Mesmo na seleção nacional, ele atua como zagueiro direito. Sua posição natural, no entanto, é a de zagueiro central.
Para Xavi, não há discussão: o lateral-direito titular será João Cancelo. Na vitória contra o Porto, o português começou na direita, mas terminou na esquerda.
Cancelo assegura sua titularidade
Cancelo foi escolhido como titular contra o Atlético de Madrid, segundo Xavi. Para o treinador, nem Kounde nem Araújo são laterais, apesar do que mostraram em campo.
“Tanto Koundé quanto Araújo jogam como laterais lá. Aqui jogam como centrais, mesmo que possam ir para a ala. Não há discussão. Já tive conversas. Eles se adaptam ao grupo. São zagueiros naturais que podem se adaptar às laterais”, esclareceu o treinador.
Os laterais titulares do Barcelona devem ser o português e Alejandro Balde. Em várias ocasiões, essa dupla foi utilizada, mas as características ofensivas de ambos acabaram enfraquecendo a defesa. Por isso, Xavi escolhe um ou outro, quase nunca ambos. Nos jogos importantes, ele quase sempre opta por Ronald Araújo e Cancelo ou Balde no outro flanco.
A disputa pela titularidade parece estar sendo vencida por Cancelo. Seu bom desempenho durante a semana, marcando um gol e fornecendo uma assistência, inclina a balança a seu favor.
Pouco a pouco, o português conquistou seu lugar em detrimento do canterano de La Masia. Xavi prefere optar por sua experiência e jogo mais completo do que pela eletricidade que Balde pode trazer.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by ESPNBrasilSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 03 de Dezembro 2024
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.