As oitavas de final da Champions está logo ali. Com fica o chaveamento?

A fase de grupos da Liga dos Campeões terminou, determinando o chaveamento para as oitavas de final. Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona estão no primeiro pote, enquanto PSG e Inter estão no segundo. O sorteio acontecerá em 18 de dezembro, com condições para evitar confrontos entre equipes do mesmo país ou grupo. A fase eliminatória começará em fevereiro, com jogos de ida em 13, 14, 20 e 21 de fevereiro, e volta em 5, 6, 12 e 13 de março.

A fase de grupos da Liga dos Campeões chegou ao fim e as equipes já conhecem o chaveamento ao qual pertencerão. Tudo depende da posição em que terminaram em seu grupo, e elas definirão seus adversários nas oitavas de final na segunda-feira, 18 de dezembro, às 12:00, horário local. Há algumas surpresas em relação aos cabeças de chave, que conquistaram o privilégio de enfrentar um clube que ficou em segundo.

No primeiro pote estão Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona. É a primeira vez desde a temporada 2019-20 que os blaugranas vencem seu grupo. Também está o Manchester City, que tentará defender seu título este ano. Por último, o Arsenal e as duas grandes surpresas desta fase inicial: Real Sociedad e Borussia Dortmund.

Enquanto isso, do outro lado estão equipes perigosas como PSG e Inter, que estão acostumados a estar no primeiro pote. Também está o Napoli, que não conseguiu enfrentar os Merengues no Grupo C, assim como PSV Eindhoven, Lazio, Porto, RB Leipzig e Copenhague. Este último se posiciona como o mais fraco, mas vem de uma boa fase tendo vencido o Galatasaray e o Manchester United, além de empatar sem gols contra o Bayern. Portanto, ninguém deve abaixar a guarda.

CONDIÇÕES DO SORTEIO DA LIGA DOS CAMPEÕES

Após o sorteio que definirá os confrontos, vem o mata-mata da Liga dos Campeões. A fase eliminatória começará em fevereiro, quando serão disputadas as oitavas de final. De acordo com a competição, as datas estabelecidas são 13, 14, 20 e 21 para os jogos de ida. Por sua vez, os jogos de volta serão em 5, 6, 12 e 13 de março.

Existem algumas condições para a definição dos emparelhamentos. Em primeiro lugar, equipes do mesmo país ou do mesmo grupo não podem se enfrentar, para evitar repetições. Além disso, os cabeças de chave ou os primeiros de cada grupo jogarão a partida de volta em casa, favorecendo o fechamento junto ao seu público.

O sorteio será realizado na próxima segunda-feira (18/12) nos escritórios gerais da FIFA em Nyon, Suíça. A distribuição das equipes será feita primeiro com todas do pote um, que se colocarão ao longo da tela, e em seguida, farão o mesmo com as do restante, unindo-se de acordo com a ordem em que saírem.

Se houver algum problema em relação às condições acima, eles passarão imediatamente para o próximo espaço para manter tudo em ordem. Também não existe a regra do gol fora de casa, que desapareceu há alguns anos e contribui para tornar o espetáculo mais atraente. As equipes não entrarão em campo para defender o resultado em casa, mas sim para tentar marcar mais gols e levar a vitória.

QUANDO SERÃO JOGADAS AS OUTRAS RODADAS ELIMINATÓRIAS?

As quartas de final serão nos dias 9 e 10 de abril para a ida e 16 e 17 para a volta. A ida da semifinal será em 30 de abril e 1 de maio. Por sua vez, a decisão será nos dias 7 e 8 do mesmo mês. Para isso, haverá outro sorteio, que ocorrerá em 15 de março. Por fim, a final está marcada para sábado, 1º de junho, no Estádio Wembley.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

notícias

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Champions League > As oitavas de final da Champions está logo ali. Com fica o chaveamento?