TOP 10 melhores estádios de futebol do mundo

Atualizado :

Quer saber quais são os melhores estádios de futebol do mundo? Aqui você encontrará um top 10 e a história por trás deles.

A emoção de cada partida de futebol é vivida de forma única, dependendo do local onde o jogo acontece. Graças a décadas de história e trabalho, alguns estádios ganharam o título de serem considerados os 10 melhores estádios de futebol do mundo.

Do Maracanã, no Brasil, ao Signal Iduna Park, na Alemanha, foram palcos de grandes atuações no futebol.

Os 10 melhores estádios de futebol do mundo

10. Soccer City em Joanesburgo, África do Sul

melhores estádios de futebol
Soccer City

É o maior recinto esportivo da África do Sul e de todo o continente africano. Atualmente, pode acomodar mais de 94 mil espectadores em suas arquibancadas e, por questões de patrocínio, é chamado de FNB Stadium.

Foi fundado em 1987 com uma capacidade de 74 mil lugares. No entanto, em 2006, passou por uma remodelação parcial para atender às exigências da Copa do Mundo. Em 21 de outubro de 2009, foi reinaugurado e se tornou um dos melhores estádios de futebol do planeta.

O Orgulho da África do Sul tem a forma de uma típica cabaça africana chamada calabash e sua fachada é adornada com cores em diferentes tons de marrom e laranja. Ele também possui uma cobertura de aço que se abre conforme as necessidades dos jogos.

9. Estádio Azteca na Cidade do México, México

melhores estádios de futebol
Estádio Azteca

O complexo esportivo Azteca foi inaugurado em 26 de maio de 1966 para o Club América, com a intenção de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1970.

Sua construção levou 4 anos no total, e os arquitetos estudaram os estádios mais emblemáticos da Europa para projetar um local de alto nível. No entanto, enfrentaram grandes desafios devido à dura rocha vulcânica que cobria o terreno.

A capacidade original era de 110 mil torcedores, mas ao longo do tempo foi ampliada e depois reduzida. Em 2016, passou por outra reforma e sua capacidade foi fixada em 87 mil lugares. Atualmente, o complexo está em processo de reestruturação para receber as seleções da Copa do Mundo de 2026.

Além disso, o Estádio Azteca também testemunhou partidas de futebol americano da NFL e se tornou um local querido pelos mexicanos.

A casa do Club América tem dimensões de 105 metros de comprimento por 68 de largura e é o único estádio que sediou duas finais de Copas do Mundo, uma em 1970 e outra em 1986.

8. Maracanã no Rio de Janeiro, Brasil

melhores estádios de futebol
Maracanã

Em 16 de junho de 1950, foi inaugurado o antigo Estádio Mário Filho com o objetivo de receber as seleções para a Copa do Mundo. No mesmo ano, seu nome foi alterado para Estádio Municipal do Maracanã. No entanto, quatro anos depois, recuperou seu nome original, mas ainda é conhecido como Estádio Maracanã, o grande favorito do Brasil e um dos melhores estádios de futebol.

Por mais de 40 anos, teve capacidade para mais de 200 mil pessoas, a maioria delas em pé, o que representava um risco para os espectadores. Em 12 de julho de 1992, uma parte das arquibancadas desabou, resultando na queda de centenas de pessoas.

Tragicamente, três torcedores morreram no acidente, e a partir desse evento trágico, iniciaram-se reformas para limitar a capacidade a 130 mil pessoas. No entanto, graças aos requisitos da FIFA para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o estádio foi reformado para acomodar pouco mais de 78 mil pessoas de maneira confortável.

Astros do futebol como Messi, Ronaldo, Pelé, Maradona e Eusébio pisaram no seu gramado de 105 por 68 metros. Além disso, artistas como Paul McCartney, Madonna, Kiss, Aerosmith, Frank Sinatra, Foo Fighters e Tina Turner também se apresentaram no estádio.

7. Wembley em Londres, Inglaterra

Wembley

Wembley teve seus primórdios no antigo Estado Imperial e foi fundado em 28 de abril de 1923. Foi a sede principal dos Jogos Olímpicos de 1948. Além disso, suas arquibancadas testemunharam apresentações de grandes artistas e bandas como Queen, Guns N’ Roses, Michael Jackson e Céline Dion.

Este estádio é palco das finais da Liga dos Campeões e da Copa do Mundo, sendo o complexo esportivo com maior capacidade no Reino Unido. De fato, Pelé o chamou de “Catedral do futebol” devido à sua atmosfera única.

Em 2002, o estádio foi demolido para dar lugar a um novo, tornando-se o segundo maior da Europa, após o Camp Nou. Atualmente, pode acomodar até 90 mil torcedores em seus 105 por 68 metros. Além disso, é a sede oficial da final da FA Cup.

Wembley não é apenas um local icônico para os fãs de futebol, mas também recebe partidas de futebol americano e apresentações dos artistas musicais mais importantes da atualidade.

6. Signal Iduna Park em Dortmund, Alemanha

Parque Signal Iduna

A casa do Borussia Dortmund nasceu em 2 de abril de 1974 com o nome Westfalenstadion. Sua construção começou em preparação para a Copa do Mundo de 1974 e a necessidade de um novo local para a competição internacional.

Na época, o estádio tinha capacidade para 56 mil espectadores. No entanto, para a Copa do Mundo de 2006, passou por uma série de reformas para aumentar a capacidade para mais de 81 mil torcedores. Ao mesmo tempo, seu nome foi alterado para Signal Iduna Arena.

O estádio atende aos requisitos da FIFA, com dimensões de 105 por 68 metros, e é atualmente o maior estádio da Alemanha. É caracterizado por seus oito pilares de sustentação amarelos e sua estrutura de aço.

Além disso, suas arquibancadas foram palco da final da Copa da UEFA na temporada 2000-01 e da Eurocopa de 2024.

5. Giuseppe Meazza – San Siro em Milão, Itália

Giuseppe Meazza - San Siro

Este complexo teve sua construção iniciada em 1925 no distrito de San Siro, de onde vem seu nome. Finalmente, foi inaugurado em 19 de setembro de 1926, mas na década de 1980, passou a se chamar Estádio Giuseppe Meazza, em homenagem ao ex-jogador do Milan e do Inter.

Sua arquitetura é moderna, e seus 105 por 68 metros têm capacidade para mais de 81 mil espectadores. Atualmente, é chamado de Giuseppe Meazza quando o Inter joga em casa e San Siro quando o Milan é o mandante.

O estádio sediou eventos de grande importância, incluindo duas Copas do Mundo com a Itália como anfitriã, jogos da Eurocopa e quatro finais da Liga dos Campeões.

Infelizmente, a história do estádio de Milão foi marcada por confrontos entre as torcidas de ambos os times. Torcedores do Inter e do Milan se enfrentaram, resultando em mais de uma dezena de mortes em um dos melhores estádios de futebol.

Em 2022, havia planos de demolir o estádio para construir um novo, com o objetivo de separar o AC Milan e o Inter de Milão. No entanto, a Comissão Regional do Patrimônio Cultural da Lombardia proibiu ambos os clubes de demolir o estádio em 10 de agosto de 2023.

4. Allianz Arena em Munique, Alemanha

melhores estádios de futebol
Allianz Arena

Também é conhecida como Schlauchboot, que significa “Bote Inflável” em português. É a casa do FC Bayern München e, anteriormente, do TSV 1860 München.

Ambos os times concordaram em construir o complexo esportivo, e o projeto foi apresentado em 1997. No entanto, a construção começou em 2002 e foi concluída em tempo recorde. Em 31 de maio de 2005, foi inaugurada oficialmente.

O estádio dos vermelhos pode acomodar até 71 mil espectadores em seus 105 por 68 metros. Além disso, é conhecido por sua fachada composta por milhares de painéis em forma de losangos metálicos, a maior do mundo. Possui bares, lojas e o maior estacionamento da Europa.

O TSV 1860 München enfrentou problemas financeiros que obrigaram o clube a vender 50% de seus direitos sobre o estádio ao FC Bayern. Desde então, o Allianz Arena é de propriedade exclusiva do time campeão.

Além disso, em 2006, o estádio foi escolhido como subsede para os jogos da Copa do Mundo daquele ano.

3. Camp Nou em Barcelona, Espanha

melhores estádios de futebol
Camp Nou

Atualmente, foi rebatizado como Spotify Camp Nou por motivos de patrocínio, mas a verdade é que este histórico local esportivo foi inaugurado em 24 de setembro de 1957.

Ele teve início no antigo campo de Les Corts, que passou por várias reformas. No entanto, após a Guerra Civil Espanhola, a demanda por sócios e espectadores aumentou, levando à decisão de construir um novo estádio.

O processo de decisão de construir um novo estádio foi complicado e envolveu mudanças na diretoria do Barcelona. No entanto, a junta chegou a um acordo e em março de 1954, diante de 60 mil pessoas, foi colocada a primeira pedra do novo Camp Nou.

Em 24 de setembro de 1957, o novo lar do F. C. Barcelona foi inaugurado, mesmo não estando totalmente concluído. Atualmente, o complexo catalão tem dimensões de 105 por 68 metros, de acordo com os regulamentos da UEFA, e pode receber mais de 99 mil torcedores. Sua estrutura foi construída principalmente em concreto e é o maior estádio da Europa.

Para a temporada 2023-24, o Barcelona se mudará para o Estádio Olímpico de Montjuïc, já que o terceiro melhor estádio de futebol passará por um processo de reforma. Estima-se que estará concluído em novembro do ano seguinte e poderá acomodar cerca de 104 mil espectadores.

No gramado deste estádio, foram disputadas várias finais da Copa da Europa, a final da Copa do Mundo de 1982 e a final da Eurocopa de 1964, entre outros eventos.

2. La Bombonera em Buenos Aires, Argentina

melhores estádios de futebol
La Bombonera

Oficialmente chamado de Estádio Alberto J. Armando, em homenagem a um lendário diretor do Club Atlético Boca Juniors. Foi inaugurado em 26 de maio de 1940 e, desde então, abriga os torcedores do Boca, que se tornaram um dos clubes mais emblemáticos da Argentina e da América Latina.

Sua estrutura de concreto em forma de letra D lhe rendeu apelidos como “La Bombonera” e é o segundo dos melhores estádios de futebol.

Além disso, foi no lar do Boca Juniors que Diego Armando Maradona, lenda do clube, se despediu do futebol profissional em 10 de dezembro de 2001.

Hoje em dia, após reformas recentes, o estádio tem capacidade para mais de 57 mil espectadores, incluindo lugares populares, cadeiras e camarotes.

O local de 190 por 127 metros testemunhou os confrontos mais emocionantes entre o Boca Juniors e o River Plate, bem como jogos contra o Independiente que fizeram as arquibancadas vibrarem.

1. Santiago Bernabeu em Madrid, Espanha

melhores estádios de futebol
Santiago Bernabeu

O estádio Santiago Bernabéu é a casa do Real Madrid FC, considerado por muitos o maior clube de futebol da Europa. Foi inaugurado em 14 de dezembro de 1947 com o nome de Nuevo Chamartín, após reformar as instalações antigas para ampliar e modernizar sua infraestrutura.

No entanto, com o tempo, o estádio se tornou pequeno para a demanda de ingressos e uma nova reforma foi iniciada. Em 2 de janeiro de 1995, a diretoria do Real Madrid decidiu renomeá-lo como Estádio Santiago Bernabéu, em homenagem ao presidente do clube madrilenho.

Em 1955, uma grande reforma foi realizada, permitindo que o estádio acomodasse mais de 125.000 espectadores. No entanto, devido às exigências da FIFA, o número de assentos foi reduzido devido à capacidade do complexo esportivo.

Atualmente, o estádio pode acomodar mais de 80 mil espectadores e tem dimensões de 105 por 68 metros. Em 2007, foi classificado como um “Estádio de Elite” pela UEFA.

Neste estádio, foi vivida a emoção da final da Copa do Mundo de 1982, quando a Itália venceu a Alemanha e conquistou seu terceiro título histórico. Assim, conquistou a primeira posição na lista dos melhores estádios de futebol do mundo.

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Dezembro 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > TOP 10 melhores estádios de futebol do mundo