Mãe é mãe, dinheiro é dinheiro. Mãe de Mbappé deve deixar de ser sua agente

Ederval Fernandes

Publicado :

Fayza Lamari, mãe de Kylian Mbappé, não pode mais atuar como agente de jogadores.

Após as mais recentes regulamentações da FIFA referentes aos representantes de jogadores, isso pode mudar completamente a representação do campeão do mundo com a França.

De acordo com a Plataforma de Agentes da FIFA, no diretório de agentes da FIFA, a mãe de Mbappé não está listada entre os agentes, embora haja milhares de agentes registrados no sistema. Sem uma licença para representar jogadores, Fayza Lamari não poderá mais exercer sua atividade, seja com seu filho ou com outro jogador. Portanto, ela não poderá mais negociar contratos e cobrar comissões, nem mesmo indiretamente.

Atualmente, Lamari não tem a opção de obter a licença em um futuro próximo. A oportunidade só surgirá em maio de 2024, quando o exame será realizado novamente. Se ela obtiver a licença, qualquer agente poderá denunciá-la por trabalhar sem licença, algo que a FIFA está atacando fortemente.

Essa situação pode resultar em uma multa de um milhão de dólares imposta pela FIFA, tanto para a pessoa que não respeitou os parâmetros quanto para a empresa onde ela trabalha.

Fayza Lamari, até então agente do jogador francês, não terá a licença necessária para atuar como agente no próximo ano.

Não basta mais ser parente

Com a nova regra, o fato de ser um parente não implica mais que alguém seja o representante do jogador. Agora, a regra exige que todos tenham uma licença. A licença exigida pela FIFA é global e não por país. Para obtê-la, é necessário passar em um exame ou já tê-la validado desde 2015.

De acordo com o Marca, nos registros de Lamari, não há evidência de que ela tenha feito o exame em algum momento. Isso a limita a cobrar comissões por movimentos de seu filho.

Para Mbappé renovar com o PSG ou se transferir para outro clube, como o Real Madrid, ele terá que encontrar outro agente. Sua mãe pressionou muito para que o jogador fosse para o Real Madrid. Seu advogado também não pode intervir no assunto a menos que tenha uma licença para negociar.

O que poderia funcionar para Mbappé

Alemanha, Inglaterra e Espanha estão entre os países que não aderem às regras impostas pela FIFA em relação aos agentes.

Na Alemanha, existem exceções às regulamentações. Nenhum jogador, agente ou equipe alemã precisa seguir certos artigos do novo regulamento, que entrou em vigor em 1º de outubro.

Os ingleses têm uma espécie de bloqueio até que os tribunais comuns se pronunciem sobre a questão dos agentes. A resposta chegará em 1º de novembro, e, por isso, eles não consideram nenhum artigo do novo regulamento de agentes da FIFA como válido.

A Espanha é outra liga que não segue as regras dos agentes na prática. Em 10 de outubro, houve uma reunião para discutir a questão da representação, e é possível que se chegue a um consenso com uma medida cautelar. A decisão pode vir do tribunal da União Europeia. A FIFA deseja que tudo esteja em ordem.

Isso poderia ser útil para Kylian e sua mãe no caso de ele se transferir para a Espanha com o Real Madrid.

Gosta do futebol da França? Acompanha a Ligue 1 no X (antigo Twitter):

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 19 de Janeiro 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > França > Ligue 1 > Mãe é mãe, dinheiro é dinheiro. Mãe de Mbappé deve deixar de ser sua agente