A média de idades dos clubes da La Liga espanhola é bastante elevada entre as 5 grandes ligas do futebol europeu. Apesar dos esforços dos dirigentes da competição para atrair jovens promissores, os clubes ibéricos continuam a contratar jogadores com mais de 30 anos.
Clubes como o Rayo Vallecano, Atlético de Madrid, Sevilla e Cádiz são as equipes com a média de idades mais elevada do futebol espanhol. Ao mesmo tempo, são uma das principais equipes do velho continente neste aspecto. Investem dinheiro em jogadores experientes.
Por outro lado, a realidade do futebol na Espanha é que os clubes de nível inferior não são financeiramente capazes de contratar jovens jogadores de outros países, uma vez que o fosso entre as equipes pequenas e grandes é enorme. Apenas o Real Madrid, o Atlético e o Barcelona têm capacidade econômica para fazer contratações de estrelas.
A gestão esportiva do Sevilla na última janela de transferências concentrou-se em trazer jogadores experientes como Sergio Ramos e Nyland. Além disso, o clube já contava com Fernando e Jesús Navas em seu elenco. Não foram feitas quaisquer contratações para o futuro do clube.
Coroas e maduros
Por outro lado, o Cádiz tem em seu elenco 62% dos jogadores com mais de 30 anos. A base de sua equipe é constituída por jogadores com uma história significativa na Primeira Divisão espanhola. Privilegiaram a incorporação de jogadores locais a um preço acessível.
No caso dos colchoneros, contratações como a de César Azpilicueta se deve ao fato de terem em seu elenco um bom número de jogadores com contratos elevados. Livraram-se do salário de João Félix para esta temporada e continuam a gerir um grupo de jogadores muito velhos.
E qual é a equipe mais jovem da La Liga em Espanha?
O projeto esportivo do Valencia fez do seu elenco o mais jovem de todo o futebol espanhol. O clube espera que este grupo de jogadores exploda nas próximas temporadas e retorne à elite do futebol europeu. É o caso de jogadores como Diego López, Javi Guerra e Fran Pérez.
No início da temporada, a equipe dirigida por Rubén Barajas surpreendeu muita gente. Eles estão tentando reverter o que tem sido seu desempenho em temporadas anteriores. Além disso, este ano têm jogadores promissores do futebol espanhol que tentarão se desenvolver em grande escala.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter): Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais. Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.