Deco de Souza, diretor esportivo do Barça, falou em exclusividade com o Mundo Desportivo e manifestou o seu desejo de renovar o contrato do jogador holandês Frenkie de Jong, que já assinou um contrato até 2026.
Após a insistência do clube em 2022 para que De Jong deixasse o clube, é pouco provável que o holandês aceite prolongar o seu contrato. De acordo com Deco, as conversações com Ali Dursun, agente de Frenkie, somente começaram agora.
Frenkie de Jong é um jogador fundamental no esquema de Xavi, e os blaugranas esperam que a relação entre o jogador e a direção do clube possa melhorar, depois de terem ficado dispostos a vendê-lo ao Manchester City há dois anos.
Embora De Jong tenha declarado em várias ocasiões o quão feliz está na Catalunha e a ilusão de permanecer no Barça, há uma cláusula que complica a decisão. Trata-se de um acordo de pagamento escalonado em que terá de aceitar uma redução salarial de dois anos.
O malabarismo salarial do Barça
Em preparação para o verão de 2014, o clube do Barça quer resolver o problema do limite salarial do plantel, e a estratégia será redirecionar alguns contratos. As contratações que o Barça dá prioridade são as seguintes: Frenkie De Jong e Lewandowski.
O meio-campista De Jong acumula 190 jogos pelo Barcelona, 16 gols e 21 assistências, um registro que motiva o clube a impedir a saída do holandês.
O ideal é concretizar essa aliança antes do final do ano, mas Frenkie não dá qualquer indicação de estar a tomar uma decisão em breve. Se ele rejeitar a oferta global, haverá um período de reflexão para ambas as partes, preferencialmente antes da próxima temporada.
Deco esclareceu sobre os 80 milhões de euros que o Manchester United ofereceu por Frenkie De Jong há duas temporadas.
“Não sei o que aconteceu no passado, não posso falar de coisas em que não estive presente. Mas mais importante do que os agentes ou eu, o que importa é o jogador. No final, é o jogador que decide a sua vida. O importante é que vejo um jogador feliz, contente, a divertir-se, a jogar futebol em alto nível.”
Deco apoiou o meio-campista.
Quanto ao polaco Lewandowski, assinou com um salário maior. Como líder do projeto e no último ano do seu contrato, tem direito a um salário mais elevado.
Frankie e o Clássico
No dia 28 de outubro, o Clássico será disputado em Montjuïc, e alguns jogadores, como Pedri, Raphinha e Lewandowski, completam as suas respectivas recuperações para enfrentar o Los Blancos. Até o momento, a única ausência confirmada é a de Jules Koundé.
Relativamente a Frenkie de Jong e à sua lesão no tornozelo (sindesmose tibioperoneal distal do tornozelo direito), iniciou uma nova fase de recuperação; a tala que cobria a articulação foi retirada e ele pode fazer exercícios.
O clube declarou que não vai forçar o seu regresso, mas a sua integração no plantel constituiria o onze ideal para o Clássico. Mas essas lesões precisam de cinco a sete semanas para sarar totalmente. Assim, é difícil que o holandês esteja disponível para o jogo contra os Merengues.
Entretanto, o Barça se prepara para jogar contra o Athletic Bilbao em 22 de outubro, às 13:00 horas.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter)
Tweets by bandsportsSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 08 de Setembro 2024
Amanda Alvarez aprendeu com o seu pai todas as regras do futebol. Podia ser árbitra, se não tivesse escolhido o Jornalismo com ênfase em cobertura esportiva. Esteve nas Copas do Qatar e da Rússia, repercutindo o Mundial de Futebol para o público brasileiro. Torcedora do Santos, é súdita do Rei Pelé e Lucas Paquetá.