As 10 principais contratações do Sauditão na janela de verão de 23/24

Publicado :

Saiba quais foram as 10 maiores contratações do Sauditão (ou Arabão) na janela de transferências de verão de 2023-2024.

O Sauditão balançou o mercado do futebol na última janela de transfências. Você sabe quais foram as 10 contratações mais caras da “Saudi Pro League” na janela de transferências de verão de 2023-2024?

O Sauditão gastou 875,4 milhões de euros na contratação de 295 jogadores, com uma média de 53,1 milhões por clube. Foi a segunda liga que mais gastou na recente janela de transferências no Oriente Médio. Apenas a Premier League investiu mais do que os times árabes.

No balanço, a liga apresentou um saldo negativo de -892 milhões. Obtiveram apenas 64 milhões de euros com a venda de 276 jogadores na janela de transferências, o que não representou um valor significativo para a liga e seus clubes. O time que mais gastou foi o Al-Hilal SFC, com 353,1 milhões.

Confira as principais contratações da Saudi Pro League no verão de 2023 aqui.

As 10 melhores contratações da Saudi Pro League no mercado de transferências de verão

#10. Sadio Mané para o Al-Nassr

Na Alemanha, Sadio Mané não conseguiu mostrar seu melhor futebol. Chegou à Bundesliga com grandes expectativas, mas não teve sucesso no Bayern de Munique, onde permaneceu apenas por um ano. Sua única opção clara foi se transferir para a liga da Arábia Saudita, onde investiram em seu talento, no clube onde Cristiano Ronaldo também atua.

O custo do contrato de Sadio Mané era de 25 milhões de euros, no entanto, o Al-Nassr desembolsou 30 milhões de euros por sua contratação. Em oito jogos com a camisa amarela e azul, ele marcou seis gols. Esta é a primeira vez que Mané atua no Oriente.

O jogador senegalês pode atuar em qualquer posição do setor ofensivo, mas se destaca mais atuando pela esquerda. Com 31 anos, ele assinou um contrato com o Al-Nassr válido até 30 de junho de 2026.

As 10 maiores contratações da Liga Profissional Saudita na janela de transferências de verão 2023-2024: Sadio Mané
Foto: Antena 2

#9. Riyad Mahrez para o Al-Ahli

Depois de conquistar a Liga dos Campeões, o jogador argelino optou por seguir um caminho diferente, deixando para trás o Manchester City. Essa decisão foi tomada no auge de seu desempenho no time. Na verdade, a escolha foi motivada por questões econômicas, pois esportivamente Mahrez era um dos jogadores mais consistentes sob a orientação de Pep Guardiola.

Ele decidiu se transferir para um novo cenário no futebol, fora da Europa, mais próximo de suas raízes islâmicas. Embora sua posição usual seja a de ponta direito, ele também pode atuar pela esquerda e desempenhar o papel de meia-atacante, conforme necessário pelo clube.

O Al-Ahli desembolsou 35 milhões de euros para adquirir o lateral-esquerdo africano, e seu contrato com o clube tem validade até junho de 2027.

Foto: TyC Sports

#8. Gabri Veiga para o Al-Ahli

Uma jovem promessa do futebol espanhol fez sua mudança para o futebol árabe nesta janela de transferências. Gabri Veiga se tornou a aquisição mais cara do Al-Ahli durante todo o verão, chegando por 40 milhões de euros com contrato válido até junho de 2026. Com apenas 21 anos, ele também é constantemente convocado para a seleção sub-21 da Espanha.

Gabri fez sua estreia na primeira divisão na temporada 2020/2021, embora ainda estivesse nas categorias de base do Celta de Vigo, o clube onde jogou antes de se transferir para a Arábia Saudita. Sua temporada mais destacada na Espanha foi a de 2022/2023, quando participou de 36 jogos, marcou onze gols e deu quatro assistências.

Até o momento, ele disputou três partidas pelo clube na árabe, mas ainda não conseguiu marcar. Em termos de posicionamento tático, ele atua como meia armador.

As 10 melhores contratações da Saudi Pro League na janela de transferências de verão de 2023-2024: Gabri Veiga
Foto: BeSoccer

#7. Sergej Milinkovic-Savic para o Al-Hilal

Sergej Milinkovic-Savic é um médio centro sérvio que deixou a Itália após oito anos na Lazio. Na temporada 22/23, ele teve um desempenho notável no futebol italiano. Suas temporadas anteriores também foram positivas, já que ele competiu na Liga dos Campeões, na Liga Europa e na Liga da Conferência. Além disso, despertou o interesse de diferentes ligas, mas optou pela Arábia.

Ele ingressou no Al-Hilal como meio-campista posicional, atuando como eixo central no meio de campo. Até o momento, o meia registrou duas assistências em quatro jogos. Além disso, recebeu um cartão vermelho e possui um rating de 7,29, de acordo com o FotMob.

O Al-Hilal desembolsou 40 milhões de euros pelo contrato do jogador sérvio. Seu vínculo com o clube se estende até junho de 2026.

Foto: Marca

#6. N’Golo Kanté para o Al-Ittihad Club

N’Golo Kanté não chegou ao Sauditão no seu melhor momento, nem na melhor idade, mas surpreendeu a todos com sua contratação. Seu contrato com o Chelsea na Inglaterra chegou ao fim, e o clube procurou um substituto, levando o francês a se juntar ao clube da Liga Profissional Saudita com o passe livre.

Nos últimos anos, Kanté enfrentou muitos problemas de lesões. Na última Premier League, por exemplo, ele esteve em campo apenas sete vezes, com uma assistência em 520 minutos jogados.

No Al-Ittihad, o jogador está disponível para atuar regularmente. Ele já participou em sete jogos, contribuindo com uma assistência em mais de 600 minutos em campo. Kanté atua principalmente como volante marcador, mas não é violento. Conduz muito bem a bola e tem excelente qualidade de passe.

 

Foto: Diez

#5. Ruben Neves para o Al-Hilal

O jogador português, que estava no Wolverhampton e era um dos capitães do clube da Premier League, deixou a Europa pela primeira vez. Com seis anos de serviço no clube, ele era parte do famoso grupo de “Wolverão”, como a equipe era apelidada, que contava com diversos jogadores portugueses em todas as posições.

O Al-Hilal fez uma oferta pelo jogador, e seus empresários gostaram dos valores. O clube pagou 55 milhões de euros pela transferência de Neves, que agora está no Sauditão, onde já fez seus primeiros jogos. Ele tem sete partidas, com uma assistência em 619 minutos em campo.

O contrato do jogador com o clube tem vigência até 30 de junho de 2026.

Foto: Estadio Deportivo

#4. Otávio para o Al-Nassr

Ele se juntou à equipe onde seu compatriota Cristiano Ronaldo também atua. O ex-atacante do Porto jogou durante sete anos na Liga Portuguesa. O jogador participou de todas as competições com o clube do Dragão, e esteve também na Copa do Mundo de 2022 no Catar com a Seleção Portguesa.

Ele é versátil e pode atuar como ponta pela esquerda e como centroavante móvel. No entanto, no Al-Nassr, ele desempenha a função de meia, com liberdade para se movimentar por todo o campo. Até o momento, ele tem quatro jogos na Saudi Pro League, marcando um gol em 342 minutos em campo.

O contrato do jogador com o clube é válido até junho de 2026, quando terá 31 anos de idade.

Foto: Marca

#3 Malcolm para o Al-Hilal

Malcom foi a segunda contratação mais cara da Saudi Pro League, juntamente com Otávio, e também do Al-Hilal. O clube desembolsou 60 milhões de euros para adquirir o jogador do Zenit, da liga russa. Malcom chegou para fortalecer o ataque do clube treinado por Jorge Jesus.

O brasileiro passou pelo Barcelona por um curto período antes de se transferir para o Zenit. Na Rússia, ele apresentou números impressionantes, com 42 gols e 24 assistências em 109 jogos pelo clube de São Petersburgo. Sua temporada mais destacada foi a de 2022/2023, na qual ele marcou 23 gols e deu nove assistências.

Até o momento, nesta temporada na Arábia Saudita, o jogador já conta cinco gols e duas assistências em 617 minutos de jogo.

Foto: ZAWYA

#2. Karim Benzema para o Al-Ittihad Club

A contratação que marcou o início da janela de transferências para a Arábia Saudita foi a de Karim Benzema. O jogador deixou o Real Madrid em uma transferência gratuita, mantendo o clube em suspense em relação à renovação de seu contrato, mas acabou partindo para o Oriente Médio, onde lhe ofereceram um acordo mais lucrativo do que o que o Real Madrid tinha na mesa.

Desde sua chegada, sua convivência com Cristiano Ronaldo, que já havia sido seu colega de equipe no Real Madrid, gerou polêmica. No entanto, ambos lidaram bem com a situação. Em seis jogos, Benzema marcou três gols e deu três assistências em 492 minutos em campo.

O contrato de Karim Benzema com o novo clube é válido até 30 de junho de 2026.

As 10 melhores contratações da Liga Profissional Saudita na janela de transferências de verão de 2023-2024: Karim Benzema
Foto: CNN en Español

#1. Neymar Jr. para o Al-Hilal

O camisa 10 da seleção brasileira deixou o PSG em circunstâncias desfavoráveis. Recebeu críticas e estava longe de seu melhor desempenho, mas optou por se mudar para o Oriente Médio devido aos benefícios oferecidos pelo clube. Neymar chegou à Arábia Saudita como uma figura de destaque, e, aos 31 anos, ainda tem muito futebol a oferecer.

Ele passou seis anos no Paris Saint-Germain, mas não conseguiu conquistar a tão sonhada Liga dos Campeões. Lesões e falta de forma o afastaram do seu melhor momento no futebol. No entanto, em seu último ano no clube, no qual jogou ao lado de Messi, marcou 13 gols e deu duas assistências em 1.552 minutos em campo.

O contrato de Neymar na Arábia Saudita tem duração de dois anos, válido até junho de 2025, com a opção de um ano adicional, se tanto o jogador quanto o clube desejarem.

As 10 melhores contratações da Saudi Pro League na janela de transferências de verão de 2023-2024: Neymar
Foto: EL PAÍS

Lista das 10 melhores contratações da Saudi Pro League na janela de transferências de verão e na época (2023-2024).

Jogador Clube Valor de transferência
Neymar Al-Hilal 90 milhões de euros
Karim Benzema Clube Al-Ittihad Grátis
Malcolm Al-Hilal 60 milhões de euros
Otávio Al-Nassr 60 milhões de euros
Ruben Neves Al-Hilal 55 milhões de euros
N’Golo Kanté Clube Al-Ittihad Grátis
Sergej Milinkovic-Savic Al-Hilal 40 milhões de euros
Gabri Veiga Al-Ahli 40 milhões de euros
Riyad Mahrez Al-Ahli 35 milhões de euros
Sadio Mané Al-Nassr 30 milhões de euros

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 25 de Julho 2024

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > As 10 principais contratações do Sauditão na janela de verão de 23/24