A janela de transferências da Série A do Campeonato Brasileiro chegou ao fim com movimentações intensas. Entre julho e setembro de 2024, os clubes da elite do futebol brasileiro investiram pesado em reforços, renovando seus elencos para a reta final da temporada.
Ao todo, mais de 100 jogadores foram contratados, com valores expressivos envolvidos em várias negociações. Confira os principais destaques e movimentações do mercado de transferências desta janela.
Quem mais investiu e contratou?
Entre os times que mais movimentaram o mercado, Botafogo e Atlético-GO lideraram o número de contratações, trazendo oito novos jogadores cada um. O Botafogo, por exemplo, garantiu a chegada de Alex Telles, lateral-esquerdo que estava no Al-Nassr, em uma contratação de última hora.
Já o Atlético-GO apostou em jogadores de diversos mercados sul-americanos e europeus, como Matías Lacava e Rafael Haller. Na sequência, Fluminense, Juventude, Corinthians e Cruzeiro também se destacaram, com sete novos reforços cada. A equipe mineira, entretanto, foi quem mais se destacou no quesito financeiro, investindo pesadono mercado da bola.

As grandes apostas financeiras
O Cruzeiro foi o clube que mais investiu durante a janela, gastando cerca de R$ 234 milhões. Esse valor inclui as aquisições definitivas de Matheus Pereira e João Marcelo, além de outros sete reforços importantes. A equipe não poupou esforços para garantir uma competitividade elevada na reta final da temporada.
Por outro lado, o Botafogo fez a compra mais cara da janela e do futebol brasileiro. O clube investiu 19,5 milhões de euros (R$ 121,3 milhões) para trazer Thiago Almada, campeão do mundo com a Argentina em 2022, vindo do Atlanta United. O investimento foi uma clara aposta para reforçar o time para a busca pelo título.
Já o Flamengo quebrou seu próprio recorde ao trazer Carlos Alcaraz, ex-Southampton, por R$ 110 milhões, se tornando o jogador mais caro da história do clube rubro-negro.
Clubes que desapontaram no mercado
Enquanto alguns clubes abriram os cofres, outros foram bastante conservadores. O Cuiabá foi o time que menos contratou, com apenas uma nova adição ao elenco, o meia-atacante Gustavo Sauer, que veio por empréstimo do Botafogo. Outros clubes como Atlético-GO, Athletico-PR, Criciúma, Juventude e Vitória não realizaram grandes investimentos, optando por um mercado mais comedido ou sem custos.
Além disso, Atlético-GO e Athletico-PR foram os únicos clubes que não gastaram nada em contratações, trazendo jogadores apenas por empréstimo ou sem custos de transferência.
Análise dos gastos dos clubes
Abaixo, a lista dos clubes que mais investiram nesta janela:
- Cruzeiro: R$ 236,4 milhões
- Botafogo: R$ 233,3 milhões
- Flamengo: R$ 135,6 milhões
- Palmeiras: R$ 108,9 milhões
- Bahia: R$ 68,4 milhões
Saiba mais sobre o assunto no YouTube:
➡️ 📱 Siga @esporteemidiabr no Telegram e Facebooke tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.
Palmeiras x Fluminense: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro Série A (08/12)
Atlético-MG x Athletico-PR: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro Série A (08/12)
Bragantino x Criciúma: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro Série A (08/12)
Cuiabá x Vasco: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro Série A (08/12)
Bahia x Atletico-GO: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Brasileiro Série A (08/12)





