Série especial – Craques da Copa América 2024: Darwin Núñez, o meteoro uruguaio que abalou Liverpool

Da base do Peñarol ao brilho no Liverpool, conheça a trajetória de Darwin Núñez no futebol internacional. Darwin é um dos grandes destaques do Uruguai para a Copa América de 2024.

Anos de formação no Peñarol

Darwin Gabriel Núñez Ribeiro, jovem atacante uruguaio nascido em Artigas, começou sua caminhada no futebol nas categorias de base do Peñarol. Sua ascensão foi rápida e aos 18 anos o jovem Núñez já estava integrado ao elenco profissional do clube.

Sua estreia nos gramados profissionais aconteceu em novembro de 2017, em uma partida contra o River Plate-URU, pelo Campeonato Uruguaio. Apesar de ter atuado apenas 30 minutos nessa partida, seu potencial já chamava a atenção.

Foi em 2018 que Núñez começou a mostrar seu verdadeiro valor, marcando seu primeiro gol como profissional em uma vitória contra o Atlético Fénix

Com sua contribuição, o Peñarol sagrou-se campeão uruguaio naquela temporada e o jovem centroavante foi considerado uma das grandes revelações daquele campeonato.

Europa: Almería, Benfica e Liverpool

Aos poucos, o nome de Darwin Núñez começou a circular nos bastidores do futebol europeu. Sua passagem pelo Almería, da Espanha, foi um primeiro passo importante em sua carreira no Velho Continente. 

Apesar das dificuldades iniciais de adaptação, Núñez logo se tornou peça fundamental no time, marcando 16 gols em sua única temporada pelo clube espanhol.

Em seguida, Núñez foi contratado pelo Benfica, de Portugal, pelo valor de 24 milhões de euros. Sua primeira temporada no clube português foi marcada por bom desempenho individual, apesar da falta de títulos coletivos.

Destaque na Primeira Liga portuguesa, Núñez chamou a atenção do Liverpool, um dos maiores clubes do mundo. Sua transferência para os Reds foi concretizada em 2022, por um valor de 75 milhões de euros (R$ 392 milhões)

Em sua primeira temporada no Liverpool, Núñez conquistou a Supercopa da Inglaterra e teve momentos de brilho, como os dois dobletes marcados contra o Southampton e o Manchester United. Apesar das críticas e da pressão da torcida, o técnico Jürgen Klopp tem demonstrado confiança no potencial do jovem atacante.

Seleção uruguaia

Além de seu sucesso nos clubes, Núñez também segue como figura carimbada na seleção do Uruguai. Sua convocação para a Copa do Mundo FIFA de 2022 foi um marco em sua carreira, apesar da eliminação precoce da seleção uruguaia na fase de grupos.

Herdeiro direto de Luis Suárez no comando de ataque da seleção celeste, Núñez significa esperança de gols e de títulos para seus conterrâneos. 

“Falei do Darwin ao Barcelona quando estava no Almería. Tenho 15 anos de profissional, alguma coisa de atacantes eu sei. Disse pra eles “Olhem para este garoto, que é muito bom, tem coisas muito interessantes”. Disseram “Não. Está no Almería. É muito jovem”. Eu entendo, mas em vez de pagar 80 ou 100 milhões agora, nessa altura podiam ter pago 15 ou 20, para ser suplente do Luis Suárez ou de quem estivesse. É um jogador que precisava dessa oportunidade.”, disse Suárez, que na época da entrevista estava no Atlético de Madrid.

Em segundo lugar na classificação geral das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Uruguai chega à Copa América de 2024 como um dos favoritos a levantar o troféu de campeão, ao lado de Argentina e Brasil.

Com apenas 24 anos, Darwin Núñez já deixou de ser apenas uma revelação e já se estabeleceu como um dos principais centroavantes da sua geração, um jogador muito importante para o Liverpool e para a seleção do Uruguai.

Sua habilidade como centroavante, combinada com sua determinação e dedicação, o colocam como um dos principais goleadores do futebol mundial da sua geração.

Títulos de Darwin

Peñarol

  • Campeonato Uruguaio: 2017 e 2018.

Liverpool

  • Supercopa da Inglaterra: 2022.
  • Copa da Liga Inglesa: 2023–24.

Prêmios individuais

  • Jogador do Mês da Primeira Liga (Portugal): Setembro de 2021.
  • Avançado do Mês da Primeira Liga (Portugal): Setembro de 2021.
  • Equipe do Ano da Primeira Liga (Portugal): 2021–22.
  • Jogador do Ano Primeira Liga (Portugal): 2021–22.
  • 20º Colocado da Ballon d’Or 2022.

Artilharias

  • Primeira Liga (Portugal): 2021–22 (26 gols).
  • Supercopa da Inglaterra: 2022 (1 gol).

Acompanhe notícias sobre o esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Julho 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol de Seleções > Copa América 2024 > Série especial – Craques da Copa América 2024: Darwin Núñez, o meteoro uruguaio que abalou Liverpool