Rodri pediu um tempo no City: “preciso de uma pausa”

Espanhol é o segundo jogador com mais minutos no City.

Rodri é um dos principais jogadores do Manchester City, tendo desempenhado um papel destacado não apenas no meio-campo, mas também em várias facetas do jogo. Naturalmente, esse esforço levou-o a acumular uma das maiores cargas de jogo, levando o próprio jogador a expressar:

“Estou precisando de uma pausa. Vamos avaliar como lidar com isso, como encarar a situação. Às vezes, as coisas são como são. Preciso me adaptar. É algo [o descanso] que estamos planejando sim”, disse após o jogo contra o Real Madrid.

A fadiga afetou o desempenho do jogador no primeiro jogo contra o Real Madrid, onde não conseguiu apresentar sua melhor performance como de costume. Ele não conseguiu ditar o ritmo da equipe e, por isso, solicitou o tão aguardado descanso, que pode ser concedido para o jogo contra o Luton.

Os Citizens enfrentaram quatro jogos consecutivos em menos de dez dias. Primeiro contra o Arsenal, depois contra o Aston Villa e o Crystal Palace, além de enfrentar a chave da Liga dos Campeões, e agora terão que jogar contra os Hatters.

O City derrotou o Chapeleiros 2-6 há algumas semanas. A FA, também com alguns desfalques, abalada pelos resultados e com a Celeste dominando em seu estádio, pode ser o momento certo para Pep dar descanso a várias de suas estrelas, incluindo Rodri.

Rodri está entre os meio-campistas com mais minutos jogados

O espanhol jogou 3.947 minutos até agora nesta temporada, além de mais 518 minutos com a seleção espanhola. O jogo contra o Real Madrid foi sua 41ª aparição na temporada, sendo que apenas Foden o superou em minutos jogados no elenco do Manchester City.

Ao contrário de outros jogadores, o meio-campista foi titular nos quatro jogos seguidos de sua equipe. Ele só foi poupado nos últimos 15 minutos contra o Villa e o Palace porque o resultado já estava garantido. Isso demonstra que ele é um dos pilares de confiança de Pep Guardiola.

Nas cinco principais ligas europeias, Rodri está entre os 15 jogadores com mais minutos nesta temporada, ocupando a quinta posição, atrás de Bruno Guimarães, Tomas Soucek, Stanislav Lobotka e Declan Rice. Diante dessa situação, Rodri enfatizou que o problema não é jogar, mas sim os jogos consecutivos.

“Pode-se jogar muito durante uma temporada, mas se forem dois ou três jogos seguidos, pode ser prejudicial para a nossa equipe, porque nosso nível físico diminui, então precisamos ter cuidado. Não pode ser sempre assim, e já conversamos sobre isso”, acrescentou.

Essa sequência de jogos não é nova, pois na temporada anterior o jogador enfrentou uma situação muito semelhante. Na campanha anterior, ele foi titular em mais de 60% dos jogos, com uma média de 88 minutos por partida, o que significa que ele começou a maioria dos jogos de sua equipe e da Espanha.

Por outro lado, outra razão é a falta de um substituto natural, obrigando Guardiola a recorrer a KovacicNunes ou ao próprio Rico Lewis para compensar a ausência. Além disso, sua presença é crucial, já que o City não perde um jogo há mais de 13 meses, e as únicas derrotas do Sky Blues foram sem a participação de Rodri.

Queixas sobre jogos consecutivos

As queixas dos treinadores sobre jogos consecutivos não são novas, pois sempre estiveram cientes de que as lesões também são causadas pela acumulação de partidas. Primeiro foi Guardiola, depois Arteta e finalmente Erik ten Hag.

O Manchester United está enfrentando uma epidemia de lesões, e seu treinador está tentando encontrar a razão para isso, colocando a sobrecarga de jogos como a mais importante. O holandês está observando o exemplo de seus maiores rivais.

“Podemos ver mais uma vez como o nível deles [do Manchester City] diminuiu. Eles eram uma equipe diferente daquela contra a qual jogamos. O nível das equipes vai cair a qualquer momento se continuarmos com esse ritmo intenso de jogos”, comentou em uma entrevista.

Desde o início da temporada, Pep tem reclamado da sequência de jogos. A equipe sofreu lesões graves, como Haaland, De Bruyne e Rodri, que perderam alguns jogos devido a lesões.

Acompanhe notícias sobre o esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

Manchester City

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 17 de Junho 2025

Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Futebol Europeu > Inglaterra > Premier League > Rodri pediu um tempo no City: “preciso de uma pausa”