Acusado de fazer graves denúncias de corrupção no futebol brasileiro sem apresentar provas, o empresário John Textor, acionista da SAF do Botafogo, entrou em rota de colisão com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Em resposta à intimação do STJD para apresentar as provas em três dias, sob pena de suspensão e multa, Textor se recusou a entregar os áudios e relatórios que comprovam suas alegações.
Falou grosso: não ao STJD
O cartola argumenta que o STJD não tem competência para investigar crimes, mas apenas para aplicar sanções desportivas. Por isso, afirma que a justiça comum é o meio adequado para a entrega das provas.
“Não cabe ao STJD usurpar competência investigativa”, argumenta a defesa de Textor. “A investigação criminal é de competência da justiça comum”, completam.
Vai entregar provas ao MP
Textor alega que ainda está reunindo mais provas e que as apresentará ao Ministério Público do Rio de Janeiro e de Brasília em 30 dias. Ele também afirma que se limitou a exercer seu direito de liberdade de expressão e pensamento ao fazer as denúncias.
“Em cerca de 30 (trinta) dias, prestaremos maiores esclarecimentos aos torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas (“Botafogo”) acerca de acontecimentos ocorridos no último campeonato, o que inclui a conduta de determinados árbitros”, diz a defesa.
Escalonamento de tensão
Em dezembro, o STJD já havia desdenhado e arquivado uma solicitação de inquérito de Textor em menos de 24 horas. A recusa em entregar as provas pode levar a um processo disciplinar contra o empresário, com risco de suspensão e multa de até R$ 100 mil.
A situação aumenta a tensão entre Textor e o STJD, e gera instabilidade no Botafogo. As declarações do empresário podem prejudicar a imagem do clube, enquanto a investigação sobre a corrupção no futebol brasileiro segue em aberto.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by BotafogoSiga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 15 de Fevereiro 2025
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.