O que aconteceu?
O São Paulo Futebol Clube anunciou oficialmente a contratação do técnico Thiago Carpini para assumir o comando da equipe. O treinador, de apenas 39 anos, deixará o Juventude para preencher a vaga deixada por Dorival Júnior. A assinatura do contrato está prevista para ocorrer até sexta-feira.
Carpini, que iniciou sua carreira como técnico em 2019, impressionou a diretoria são-paulina durante o processo de entrevistas para a escolha do sucessor de Dorival. Com passagens por clubes como Guarani, Oeste, Inter de Limeira, Santo André, e Ferroviária, sua ascensão ganhou destaque em 2023, quando levou o Água Santa à final do Paulistão, eliminando o próprio São Paulo nas quartas de final.
“Escola argentina”
O novo treinador, adepto da escola argentina de treinadores, teve uma carreira precoce como jogador, encerrada aos 32 anos devido a lesões. Sua formação inclui passagens por clubes como Guarani, Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia e Caldense-MG. Após pendurar as chuteiras, Carpini buscou conhecimento internacional, estagiando em clubes como Atlético de Madrid, Barcelona e Valladolid.
A contratação de Carpini pelo São Paulo representa sua primeira oportunidade em um dos grandes clubes do futebol brasileiro. Seu trabalho notável à frente do Juventude, onde conduziu a equipe de volta à elite do Campeonato Brasileiro após uma reação histórica na Série B, contribuiu para sua ascensão.
O vínculo do treinador com o São Paulo será inicialmente de um ano, com renovação automática em caso de conquistas importantes, como Copa do Brasil, Libertadores ou Brasileirão. A estreia de Carpini à frente da equipe tricolor está marcada para o dia 20 de janeiro, quando enfrentará o Santo André, no Morumbi, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista.
Carpini e a fama de estudioso
Carpini, além de sua habilidade técnica, destaca-se por sua busca constante por conhecimento. Após encerrar a carreira como jogador, iniciou sua trajetória como assistente e, posteriormente, como técnico. Sua experiência inclui ainda estágios em clubes europeus, como Atlético de Madrid e Barcelona, como já mencionamos.
A diretoria do São Paulo vê com bons olhos a contratação de Carpini, destacando sua familiaridade com o futebol brasileiro. Mesmo diante da falta de experiência em clubes de grande porte, o treinador se destaca por seu relacionamento positivo com os jogadores, um critério considerado crucial pela diretoria tricolor.
O desafio de Carpini à frente do São Paulo não se resume apenas à gestão do elenco, mas também à estreia na CONMEBOL Libertadores, principal objetivo do clube na temporada. O treinador chega ao Morumbi acompanhado de expectativas e a responsabilidade de manter o São Paulo competitivo nas principais competições do futebol brasileiro e sul-americano.
Acompanhe tudo sobre o Tricolor Paulista no X (antigo Twitter):
Tweets by SaoPauloFC
Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.
Aposta nas melhores casas de apostas do dia 14 de Janeiro 2025
Márcia Pereira é jornalista, mãe e amante de esportes. Possui formação acadêmica pela Universidade Federal do Paraná. Tendo sido atleta por muitos anos, sua área de atuação hoje é o jornalismo esportivo, como forma de estar próxima do que sempre amou e acredita. É Flamenguista roxa e tem Zico como seu grande ídolo do esporte. É fã de Gabigol.