Os 10 melhores jogos da história da Premier League

A história da Premier League inglesa é repleta de emocionantes jogos que cativaram os adeptos ao longo dos anos. Desde goleadas impressionantes, como o histórico 10x1 do Fulham sobre o Ipswich Town, até reviravoltas memoráveis, incluindo o empate 4x4 do Arsenal com o Newcastle em 2011, esses jogos têm um lugar especial na história do futebol inglês. Confira os 10 jogos mais importantes da Premier League.

Seja no século passado ou há três fins de semana, a Premier League é um campeonato cheio de emoção em cada jornada. Aqui estão os 10 melhores jogos da história da Premier League inglesa.

A Premier League não é apenas a melhor liga do futebol mundial, mas também a mais antiga. Desde 1888, o futebol inglês tem nos proporcionado os melhores duelos em campo.

Neste artigo, descubra quais foram os melhores dérbis, gols e empates no último minuto. 10 melhores jogos da história da Premier League.

 

10 melhores jogos da história da Premier League

10. Boxing Day ’63

O Fulham protagonizou o jogo mais emblemático do Boxing Day de 1963. Nesse dia, foram marcados 66 gols em dez jogos, e dez foram marcados pelos Cottagers.

O adversário foi o Ipswich Town, que atualmente joga no Championship. A goleada em Craven Cottage começou com Maurice Cook, aos 16 minutos. Tudo estava calmo, até que Graham Leggat entrou em ação e marcou três gols consecutivos em três minutos. Foi o hat-trick mais rápido da história da liga inglesa.

No final da primeira parte, o Ipswich Town tinha marcado um gol e o Fulham outro, resultando em um placar de 5-1. Na segunda parte, o goleiro dos Trator Boys estava em apuros, Bobby Howfield marcou um hat-trick, e Bobby Robson também se juntou à festa.

O décimo gol foi marcado por Alan Mullery aos 89 minutos, e o resultado final foi 10×1. Esta foi a maior derrota do Ipswich, mas também a maior vitória na história do Fulham.

Primeira Liga

9. Vitória fora de casa

O Derby do Norte de Londres de 2010 foi inesquecível. Foi a primeira vez em 17 anos que o Tottenham venceu o Arsenal fora de casa.

As apostas estavam lançadas para uma vitória dos Gunners. De fato, na primeira metade do jogo, eles já tinham assegurado os pontos graças aos gols de Samir Nasri e Marouane Chamakh.

Mas se o futebol nos ensina alguma coisa, é que não devemos ser excessivamente confiantes. Aos 50 minutos, Gareth Bale surgiu para o Tottenham e Rafael van der Vaart marcou o segundo gol de pênalti.

Apesar dos esforços de ambas as defesas, nenhuma cedeu para quebrar o impasse. Foi aos 85 minutos que Younes Kaboul encontrou espaço e marcou o tão esperado gol do empate. Vitória dos Spurs por 2×3.

Primeira Liga
Foto: BBC News

 

8. Milagre do Leicester City

Em 2016, os Foxes fizeram história ao serem coroados Campeões da Premier League. Embora este jogo não tenha sido muito disputado, foi decisivo para a primeira conquista de um título por um clube fora dos seis maiores.

Na 36ª rodada, o Manchester United recebeu o Leicester em Old Trafford. A equipe de Claudio Ranieri estava pronta para festejar, mas teve de guardar o champanhe por mais algum tempo.

Anthony Martial converteu para o United aos 8 minutos, e Wes Morgan empatou aos 17 minutos. Houve muitas oportunidades de gols para ambos os lados, mas nenhuma foi convertida, e o jogo terminou em 1 a 1.

Eles precisavam de um “milagre” para garantir o título, e o Chelsea conseguiu. Os Blues empataram com o Tottenham, que era o principal adversário na Taça.

Assim, graças ao ponto conquistado neste jogo contra os Red Devils, o Leicester tornou-se campeão da liga pela primeira vez em sua história.

Foto: Matthew Ashton

7. Os oito de Newcastle

Em apenas seis rodadas, a temporada de 2023-24 nos proporcionou um dos melhores jogos da temporada mais impressionante dos últimos tempos.

O jogo foi disputado no Bramall Lane, em Sheffield Wednesday, em 24 de setembro. Os primeiros minutos foram calmos, mas aos 21 minutos, Sean Longstaff não cometeu erros e marcou o primeiro gol da tarde.

O que se seguiu foi um festival de gols. Na primeira parte, Daniel Burn e Sven Botman marcaram. O primeiro gol da segunda parte foi marcado por Callum Wilson.

Anthony Gordon, Miguel Almiron e Bruno Guimarães também converteram em menos de 12 minutos. No final, foi Alexander Isak que selou a vitória histórica. Newcastle 8×0.

Esta foi a primeira vez na história da Premier League que oito jogadores diferentes marcaram para um clube no mesmo jogo.

Foto: AP News

6. O regresso do Liverpool

Um clássico entre o clube de Merseyside e um de seus maiores rivais, o Manchester United. A disputa pelo título da temporada 2008-09 foi acirrada entre os dois, e essa vitória por 4×1 manteve o sonho vivo para o Liverpool.

No entanto, a tarde não começou a favor dos Reds. Devido a um erro de Pepe Reina, o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do United, convertida por Cristiano Ronaldo.

Mas a alegria dos Red Devils durou pouco. Fernando Torres empatou a partida aos 28 minutos, e Steven Gerrard ganhou um pênalti, deixando o placar em 2×1 no final do primeiro tempo.

Apesar de o time de Manchester ter começado o segundo tempo com força, não conseguiu marcar novamente. Fabio Aurelio marcou o terceiro gol aos 77 minutos, e Andrea Dossena encerrou o placar com um 4×1 aos 90+1 minutos.

Com essa vitória, o Liverpool continuou na disputa pelo topo da tabela, mas não conseguiu se sagrar campeão naquela temporada.

Foto: David Rawcliffe

5. Dois hat-tricks e dois gols

Os dérbis de Manchester são conhecidos por manter os torcedores na ponta de seus assentos, e este não foi exceção. Na última vez que os rivais históricos se encontraram na casa dos Citizens, terminou em 6×3.

Phil Foden e Erling Haaland compartilharam os despojos. O inglês marcou o primeiro aos 8 minutos, e o norueguês fez o segundo aos 34 minutos. Erling converteu o terceiro aos três minutos, e Phil terminou a primeira parte com mais um gol para somar ao seu registro.

No regresso do intervalo, Antony marcou o primeiro gol dos Red Devils. Havia esperança de uma reviravolta, mas a dupla do City voltou a fazer um hat-trick para marcar seis gols.

Martial marcou dois gols para o United antes do final do jogo. O árbitro apitou o final do jogo, mas não foi suficiente para a equipe de Ten Hag, que somou três derrotas consecutivas contra seus vizinhos.

Primeira LigaFoto: EPA/The Guardian

4. Surpresa no segundo tempo

O Arsenal empatou em 4×4 com o Newcastle em 2011, lembrando a muitos que um jogo não deve ser descartado nos primeiros 45 minutos, especialmente quando se trata da Premier League.

Nos primeiros 44 segundos, Theo Walcott marcou o primeiro gol do Arsenal, seguido de Johan Djourou aos três minutos. Van Persie marcou o terceiro e quarto gols no final da primeira parte, o que parecia selar a derrota do Newcastle.

Mas na segunda parte, a história mudou. Barton marcou o primeiro gol para os Magpies de grande penalidade e, juntamente com Best, fez o empate de 3-4. A dois minutos do fim, o remate de Cheick Tioté para a baliza dos Gunners selou o empate.

Até hoje, este jogo é considerado um clássico entre as melhores reviravoltas do campeonato.

Foto: BBC News


3. O dérbi dos sonhos

Designado por Sir Alex Ferguson como o“o melhor dérbi da história de Manchester”, o jogo de 20 de setembro de 2009 entrou para a história por ter sido muito disputado.

Desde o início, houve chutes ao gol de ambos os lados. Mas foi Wayne Rooney que marcou o primeiro gol para o United aos 2 minutos. Gareth Barry empatou para os Citizens aos 16 minutos.

Ninguém queria sofrer gols, e começou uma luta de braço. Depois de cada gol dos Red Devils, vinha um do City. Fletcher colocou o United em vantagem aos 49 minutos, e Craig Bellamy empatou aos 52 minutos. Fletcher voltou a marcar, e Bellamy também, então agora era tudo 3×3.

Foi Michael Owen quem agitou o Teatro dos Sonhos. Aos 96 minutos e ao poste direito, o atacante marcou o gol que selou a vitória dos Reds por 4×3.

Foto: Sky Sports

2. Um clássico em Anfield

Em 1996, um dos clássicos mais memoráveis da Premier League foi disputado no estádio dos Reds, o icônico 4×3 Liverpool vs. Newcastle, que muitos consideram um jogo cult.

A equipe da casa e a equipe visitante marcaram gols enfileirados. Robbie Fowler inaugurou o placar aos 2 minutos, mas Les Ferdinand empatou para os Magpies aos 9 minutos. David Ginola marcou o segundo gol para os Negros e Brancos, que chegaram ao intervalo em vantagem.

Mal tinha começado a segunda parte, Fowler fez o segundo gol. Asprilla abriu o placar aos 57 minutos, e os torcedoress já não sabiam para que lado do campo olhar.

Stan Collymore empatou novamente, e o jogo acalmou durante algum tempo. No entanto, o inglês selou a vitória da Piscina aos 90 minutos, com um pontapé a nove metros do gol.

Foto: The Mirror

 

1. até ao último minuto

Sem dúvida, um dos momentos mais emblemáticos do futebol inglês foi o jogo entre o Manchester City e o Queens Park Rangers em 2012. Sim, aquele jogo em que “Kun” Agüero marcou o gol decisivo nos acréscimos.

Era a última rodada da temporada 2011-12 da Premier League e a última oportunidade do City para ganhar a liga. Apesar de terem começado bem, não conseguiram manter o placar limpo no segundo tempo. Djibril Cissé e Jamie Mackie marcaram para o QPR, fazendo o placar de 1×2.

O jogo estava nos acréscimos quando Edin Dzeko empatou para manter viva a esperança. Mas o Manchester United venceu o Sunderland e manteve o título por dois pontos.

Foi então que Agüero salvou o dia. Com um chute de dentro da área, o argentino balançou a rede rival aos 90+4 minutos.

Assim, o Manchester City ganhou o seu primeiro título da Premier League desde 1968, na diferença de gols. A rodada de 14 de maio de 2012 entrou para a história como uma das finais mais emblemáticas do campeonato.

 
Premier LeagueFoto: Getty Images

 

Os 10 mais importantes jogos da Premier League

Jogo Resultado Ano
Manchester City vs. Queens Park Rangers 3×2 2012
Liverpool vs. Newcastle 4×3 1996
Manchester United vs. Manchester City 4×3 2009
Arsenal vs. Newcastle 4×4 2011
Manchester City vs. Manchester United 6×3 2022
Liverpool vs. Manchester United 4×1 2009
Sheffield United vs. Newcastle 0×8 2023
Manchester United vs. Leicester City 1×1 2016
Arsenal vs Tottenham 2×3 2010
Fulham vs. Ipswich Town 10×1 1963

Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):

Siga @esporteemidiabr no Instagram e Twitter e tenha acesso às nossas novidades através das redes sociais.

tops

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 06 de Dezembro 2023

Novibet Sport

Bônus

R$ 300+ 30 Rodadas Grátis

888 Sport

Bônus

R$ 200

Legend Play Sports

Bônus

R$ 1.750

Royalistplay Sports

Bônus

R$ 500

Leovegas Sport

Bônus

R$ 150
Deixe um comentário

Você está aqui: Início > Futebol > Os 10 melhores jogos da história da Premier League