Séries de reportagens e quadros especiais fortaleceram a identificação da torcida com o campeonato estadual por meio da emissora (Foto: Reprodução) |
O ‘Charmoso Gauchão’, jargão do narrador e apresentador Paulo Brito, conquistou ainda mais o público na edição de 2016 na RBS TV (afiliada Globo) e no GloboEsporte.com/rs. A audiência média de todos os jogos do campeonato na emissora foi de 23,9 pontos neste ano – cada ponto representa 14.972 domicílios na Grande Porto Alegre –, o que representou 47,9% de todos os telespectadores assistindo a um canal de televisão nas faixas em que as partidas foram exibidas.
Nos jogos das quartas-feiras, houve um crescimento de 12,6% de audiência (com média de 29,5 pontos e 50,0% de share) em relação aos jogos do campeonato em 2015. Nessas ocasiões, a RBS TV aumentou a participação entre os canais de televisão em 6,6%. Aos domingos, houve aumento de 4,5% de audiência (com média de 22,4 pontos e 47,0% de share).
Com atenção maior à abordagem de histórias humanas e à valorização de questões culturais e tradicionais do Rio Grande do Sul, a RBS TV ofereceu uma série de novidades na cobertura da competição em 2016: quadros e reportagens especiais, além de transmissões focadas em ressaltar as histórias de cada partida.
Um dos produtos de maior sucesso foi a Musa do Gauchão, exibição de ensaios, entrevistas e eleição da musa em parceria com o GloboEsporte.com/rs. Ao todo, foram 8.850.465 votos, quase 2,3 vezes maior do que em 2015.
Outras inovações contribuíram para o reforço do engajamento do público nesta edição: Prêmio Bucha (inspirado no Prêmio Puskas, foi realizada uma eleição rodada a rodada dos gols mais bonitos do Gauchão até a escolha do gol mais bonito da competição, o #PrêmioBucha, em parceria com o GloboEsporte.com/rs, Gaúcha e Zero Hora); Na Trave (apresentou os clubes do Gauchão por meio de uma competição de chutes na trave, desta vez, contando com auxílio de torcedores); Trovadores (reuniu personalidades da história do campeonato com o objetivo de contar casos curiosos e engraçados dos bastidores do futebol gaúcho); Atrás do Gol (trouxe as histórias do repórter da Gaúcha José Alberto Andrade sobre o Gauchão, vivenciadas atrás do gol); e Sala de Gauchão (com integrantes do Sala de Redação para debate e análise das rodadas do Estadual em parceria com a Gaúcha).
Além dos quadros, séries de reportagens contaram histórias de personagens, clubes e confrontos, como O Gauchão que Mudou Minha Vida (com ex-jogadores que ganharam fama graças ao campeonato) e Procura-se um Campeão (que resgatou a história de apogeu e queda de clubes que venceram o Gauchão há muito tempo e sumiram do mapa).
No GloboEsporte.com/rs, o programa semanal Central do Gauchão teve 184.313 visualizações, 52.471 a mais do que em 2015.
Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 31 de Maio 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.