Corinthians e Flamengo negociam renovação de contrato com a Globo (Foto: Divulgação) |
Enquanto os outros grandes clubes pressionam por revisão de cotas de TV, Flamengo e Corinthians já decidiram realizar negociações individuais para renovar seus contratos com a Globo referentes aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A informação é do UOL Esporte, por Rodrigo Mattos. As tratativas ainda estão no início, mas o modelo mostra que nenhum dos times aceitará revisão das suas vantagens financeiras nos acordos.
Os novos contratos da Globo com os times vão de 2016 a 2018. Representam um salto de R$ 110 milhões para R$ 170 milhões para as duas agremiações mais populares, o que tem gerado questionamentos dos outros. Agora, a emissora começou a procurar os clubes para tentar uma prorrogação que valeria para o ano de 2019 e 2020.
A Globo procurou a diretoria do Flamengo para manifestar a sua intenção de fazer uma proposta de renovação. Ainda não houve uma conversa sobre o assunto. Mas a cúpula do clube não vê a mínima chance de a negociação acontecer de forma coletiva e, quando for o caso, sentará à mesa individualmente.
No Corinthians, o presidente Roberto de Andrade já sentou com a emissora para conversar sobre um novo contrato. O dirigente gostou do que ouviu apesar de não ter sido representado um reajuste em relação ao atual compromisso. Houve a avaliação de que foram mostradas compensações ao clube. Assim como aconteceu com o Flamengo, dirigentes corintianos não veem razão para mudar o modelo individual do atual contrato.
A satisfação do Corinthians com a conversa com a Globo destoa do que se ouviu de outros grandes clubes nas conversas iniciais. Houve reclamações de que a emissora apresentou números baixos, sem reajuste, com a alegação de crise econômica.
NOVA REUNIÃO
A propósito, os clubes terão nesta terça-feira mais uma reunião com a Globo sobre a divisão dos direitos de TV fechada, segundo informa o Lancenet!, por Igor Siqueira. O discurso é de consenso sobre ter um critério mais claro para a dividir o bolo, mas tem clube desconfiado com o apoio de Flamengo e Corinthians à ideia. Segundo Romildo Bolzan, do Grêmio, o temor é que se a divisão for feita apenas pelo volume de cada clube nas vendas de pacotes PPV, a dupla aumentaria ainda mais a distância financeira sobre os concorrentes por ter um mercado muito mais amplo para alavancá-los.
Além da TV fechada, serão negociadas também os valores de direitos de transmissão de TV aberta e internacional, premiações e uma possível prorrogação dos contratos de três para cinco anos. O convite para a reunião foi enviado aos 18 principais clubes do futebol brasileiro e será o primeiro encontro dos dirigentes com Pedro Garcia, novo “homem-forte” da Globo Esportes que ocupará o cargo de Marcelo Campos Pinto, que após duas décadas deixará o conglomerado de mídia em dezembro.
Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Aposte nas melhores casas de apostas esta 31 de Maio 2023
Henrique Neves é antropólogo por formação, mas esportista por natureza. Apaixonado por vôlei, aprendeu a jogar ainda pequeno. Escreve sobre esportes e ama praticar esportes radicais. É formado em Comunicação pela PUC-Rio. Fã de Vinicius Jr, torce pelo Flamengo.